Frente fria alivia calor no RJ e no ES

06/03/2017 às 16:12
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/03/2017 às 22:34

Oferecimento
Condições para chuva aumentam

No primeiro fim de semana de março, cidades dos estados do Rio De Janeiro e do Espírito Santo registraram temperaturas muito elevadas, superiores aos 38,0°C, e que ficaram entre as mais altas registradas no Brasil.

Em Presidente Kennedy, no sul do Espírito Santo, a temperatura na tarde do último domingo chegou aos 40,2°C, a maior no Brasil no dia 6 de março, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia

No norte do estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo esta segunda-feira ainda foi muito quente. Em Cambuci (RJ), a temperatura chegou aos 38,6°C às 15 horas e foi a temperatura mais alta no país neste horário, segundo o INMET. Alegre (ES) registrou 37,6°C às 14h e era uma das cinco maiores temperaturas no Brasil até 15 horas.

 

Recorde de calor em Vitória em 6/3/17

 

Mas a cidade do Rio de Janeiro já não ficou tão quente. A temperatura máxima Janeiro nesta segunda-feira, 6, foi de 31,8°C na Vila Militar, contra 37,2°C, em Santa Cruz, no domingo, 5. A queda de pouco mais de 5°C foi um dos efeitos da frente fria que começou a influenciar o estado do Rio de Janeiro

 

Acompanhe a evolução da nebulosidade sobre o RJ e o ES pelas imagens de satélite

 

 

 

Frente fria

A nebulosidade e a chuva de uma frente fria se espalharam pelo centro-sul do Rio de Janeiro nesta segunda-feira e o calor começou a diminuir. A mesma coisa deve ocorrer nas próximas 48 horas sobre o Norte e Noroeste Fluminense e sobre o Espírito Santo.

Para esta terça-feira, a previsão é que a frente fria cause aumento de nebulosidade e pancadas de chuva no Norte e Noroeste Fluminense. Há previsão de pancadas de chuva também para a Grande Vitória e para o sul capixaba. Mas em Vitória, a maior chance de chover é na noite desta terça-feira. Ainda não deve chover no norte capixaba.

A combinação do aumento da nebulosidade, das pancadas de chuva e a entrada dos ventos frescos de origem polar que vieram com a frente fria aliviam o calor intenso nos últimos dias.

O norte do Espírito Santo só deve começar a sentir a diminuição da temperatura e as pancadas de chuva no decorrer da quarta-feira.

 

 

 

Ventos marítimos

Até o fim da semana, tanto o Rio de Janeiro como o Espírito Santo vão continuar recebendo ventos marítimos que vão manter o ar úmido. Todas as regiões capixabas e ainda devem ter um pouco de chuva até o fim da semana.

Para o estado do Rio Janeiro, há condições para chuva também na quarta-feira, mas na quinta e na sexta-feira, a maior chance de chover é no norte fluminense.

 

Outra frente fria

Outra frente fria deve avançar sobre o Brasil até o fim desta semana e a previsão é que alcance o litoral paulista no sábado, 11 de março.

Veja mais informações no vídeo.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%

Vitória - ES

23°
min

30°
max

10mm / 67%