Tendência Outono 2017 no Brasil

15/03/2017 às 16:37
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Confira a previsão de clima

O outono começa no próximo dia 20 de março, às 7h29, pelo horário de Brasília e se estende até o dia 21 de junho.


A estação marca a transição do verão, mais quente e mais úmido, para o inverno, mais frio e mais seco. No hemisfério sul gradativamente a radiação solar vai diminuindo. 

Característica do outono no Brasil 

A chuva vai cada vez mais deixando de existir sobre o Brasil central, sobre o interior do Nordeste e sobre o interior do Sudeste e as massas frias começam a avançar pelo centro-sul do país.

Especialmente em abril ainda temos um pouco de ar quente e úmido descendo do Norte para o Centro-Oeste e o Sudeste, mas isso já diminui em relação ao meses de verão. No mês de maio, as primeiras massas frias começam a avançar pelo centro-sul do país. No mês de junho, uma grande massa de ar seco começa a dominar a região mais central do Brasil e as massas polares avançam com força total sobre o país.

Sem El Niño e sem La Niña 

O outono de 2017 será neutro, sem influencia dos fenômenos El Niño ou La Niña, com isso a condição de Clima tende a se aproximar da normalidade, explica o meteorologista Alexandre Nascimento. “A temperatura vai caindo gradativamente e a chuva vai diminuindo na maioria das regiões brasileiras”, afirma Nascimento.

 

O que esperar para 2017?

Para o mês de abril a expectativa é de temperaturas um pouco acima da média, mas nada parecido com o ano passado, que foi extremamente quente. Em relação a chuva, grande parte da Região Norte ainda deve ter chuva acima da normalidade. No Nordeste, ainda podemos ter chuva acima do normal no Maranhão, no Piauí e no Ceará.

 

A temperatura vai cair gradativamente e em maio já será possível sentir bastante frio, principalmente na segunda quinzena nas Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Em junho vai fazer bastante frio no Sul e no Sudeste, mas nada comparável à 2016.

 

A chuva vai diminuindo aos poucos. Em maio, há previsão de chuva abaixo do normal em grande parte do país, com exceção do extremo Norte e também Nordeste. Em junho, previsão de pouquíssima chuva para o Norte e Nordeste e pouca chuva também no Centro-Oeste e Sudeste. Somente no Sul pode chover acima da normalidade.

Confira a tendência para o Outono de 2017 no Brasil com o meteorologista Alexandre Nascimento: 

Veja também: 

O que esperar do outono de 2017?

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%