A frente de cerejeira

01/04/2017 às 19:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
A sakura está desabrochando no Japão

Sakura floresce no começo da primavera

O início da primavera no Japão, que começou em 20 de março, traz a expectativa pela floração das cerejeiras. A flor da cerejeira, sakura, em japonês, é a flor símbolo do Japão e a época da florada é uma data muito especial para os japoneses. Fazer um piquenique em um parque repleto de cerejeiras em flor, passar o dia passeando entre as árvores floridas para admirar a beleza das delicadas florzinhas é um hábito tradicional entre os japoneses, é parte da cultura do Japão.

 

O "Hanami" é a contemplação das flores de cerejeiras, que é a sakura. As fotos são da festa da cerejeira em Okazaki-Aichi, região central do Japão, em 3 de abril de 2016. É possível ter dimensão de como a população se comporta no Hanami.

 

 

 

 

 


 Conheça a belíssima festa da cerejeira no Japão

 

Frente de cerejeira

A floração da sakura é cercada de rituais especiais no Japão, mas só ocorre uma vez no ano, e depende das condições do Clima. As árvores não florescem todas ao mesmo tempo. A florada ocorre gradualmente pelo país, de sul para norte, primeiro nas áreas onde o ar mais quente primaveril começa a ser sentido e por último nas regiões normalmente mais frias, ao norte, onde o aquecimento do ar acontece mais tarde.

 

 

 

 

 

 

Por ser um evento tão especial para os japoneses, os meteorologistas do Japão fazem uma previsão diferente no começo da primavera: prever a frente de cerejeira. A frente de cerejeira é a previsão da data da floração da sakura em cada região do Japão.

Como na previsão de uma frente fria, os meteorologistas japoneses vão refazendo dia a dia a previsão da data do início da florada e também de onde e quando vai ocorrer o máximo da florada.

É uma previsão de grande responsabilidade, pois milhares de japoneses vão se programar para passear nos parques floridos. Eles acompanham a previsão da frente de cerejeira com muita expectativa. A florada das cerejeiras causa uma grande movimentação nas redes sociais.

 

Inspire-se no Clima de Viagem

 

O mapa mostra a previsão da frente de cerejeira feita em 31 de março de 2017 pela empresa privada de meteorologia Weather Map. Em alguns locais a floração começou no fim de março. Mas na maioria das regiões do Japão, a florada deve ocorrer durante o mês de abril. Repare que para o extremo norte do país, a previsão é de que a florada ocorra só em maio!

 

 

 

 

Nas cidades com flor ao lado do nome, a data indica que a floração já começou e o dia está abaixo do nome. Isto significa que foi constatado que pelo menos 5 flores começaram a desabrochar naquela data.

Nas cidades que estão sem a flor ao lado do nome, a data indica a previsão do início da floração.

 

Como é feita a previsão?

A previsão do dia da floração das cerejeiras é possível porque o desabrochamento da flor é em grande parte função da fisiologia da planta, muito dependente da temperatura. As árvores precisam ficar expostas por um certo número de dias, com uma determinado grau de temperaturas baixas seguidas de um número certo de graus de temperatura (graus-dia), específico para cada espécie. Há várias espécies de cerejeiras e época de florescimento varia de uma para outra.

Em cada localidade, os meteorologistas usam cerejeiras específicas (pés-referência) como referência para declarar a ocorrência oficial do início da florada. Estas árvores ficam próximas das estações meteorológicas.

O início da florada é oficialmente declarado quando 5 ou 6 flores começam a desabrochar, o que significa que a flor não precisa estar necessariamente com todas as pétalas abertas. Os meteorologistas fazem uma previsão para o início da florada e para o máximo da floração. O ciclo de início, máximo e fim da florada é de alguns dias.

 

Floração das cerejeiras em Kunitachi, cidade na província de Tóquio, em 6 de abril de 2015. 

 

 

 

 

 

 

 O seu próximo roteiro de viagem está aqui!

 

Os quadros mostram a previsão do início e do máximo da floração em algumas regiões do Japão feita pela empresa Wheather Map. Em Tóquio, a capital do Japão, o início da florada ocorreu alguns dias antes da média normal. Mas de forma geral, a florada das cerejeiras em 2017 está alguns dias atrasada.

 

 

 

 

 

 

Floração da cerejeira no Brasil

A floração das cerejeiras no Brasil ocorre em agosto/setembro. Em São Paulo, onde há  a maior concentração de japoneses no país, há uma grande festa no Parque do Carmo. A foto é da florada de 2014. 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%