Falta de chuva preocupa Brasília

22/07/2017 às 14:17
por César Soares

Oferecimento
A capital federal pode fechar o terceiro ano consecutivo com chuva abaixo do normal

A situação da seca é bastante preocupante em Brasília. O reservatório do Descoberto e de Santa Maria já atingiram níveis críticos o que acarretou em racionamento de água. A tendência ao longo dos próximos meses também não anima.

 

Tanto o reservatório do Descoberto quanto o de Santa Maria estão com metade de seus volumes úteis. Descoberto apresenta 42% de sua capacidade, já Santa Maria está com 45,3%, segundo informações da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA-DF).

 

A ausência de chuva ao longo do período de inverno é comum nas áreas do Distrito Federal, no entanto até mesmo durante a estação chuvosa de 2017, no início do ano, a região amargou índices de chuva abaixo do normal. Se compararmos a chuva anual registrada desde o ano de 2013 fornecida pelo Instituto Nacional de Meteorologia, vemos que desde 2015 Brasília vem acumulando chuva abaixo da média Climatológica.

 

 

Até o momento, tivemos um acumulado de 675mm desde o início do ano, para este mesmo período a média climatológica é de aproximadamente 830mm. Se contarmos com chuva dentro da média até o final do ano de 2017, ainda assim fecharemos com um volume anual abaixo do normal.

 

O clima pode ser uma ótima ferramenta de planejamento. Veja mais notícias sobre o assunto

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%