Nuvens de chuva voltam a crescer pelo Sudeste nesta terça

22/10/2018 às 16:47
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar fica mais quente em toda a Região e uma nova frente fria está prevista para chegar ao litoral de São Paulo.

Todo Sudeste vai ficar mais quente nesta terça-feira (23) e as condições de chuva voltam a aumentar por São Paulo, áreas de Minas Gerais e do estado do Rio De Janeiro. Além do aquecimento, uma nova frente fria está prevista para chegar ao litoral paulista. Nuvens carregadas voltam a crescer e há alerta para chuva forte em grande parte da Região.

 

Alerta de temporais em São Paulo

O vento quente ganhou força novamente sobre o estado de São Paulo permitindo a elevação das temperaturas neste início de semana. Esquenta mais nesta terça-feira, e o ar quente e a chegada de uma nova frente fria ao litoral paulista, vão estimular o crescimento de nuvens carregadas por todo o estado. 

 

O sol aparece forte logo cedo e as pancadas de chuva com raios deverão retornar entre à tarde e a noite, em forma de temporais com rajadas de vento intensas, que poderão atingir os 80 km/h, avisam os meteorologistas. A capital paulista que registrou temperatura acima dos 28°C nesta segunda-feira (22), pode bater nos 30°C nesta terça. Há risco de temporais a partir da tarde. 

Acompanhe as temperaturas para São Paulo nos próximos dias 

 

Foto: Melquisedeque Mariano de Camargo. Guareí/SP.
 

Condições de chuva aumentam no centro-sul de MG e do RJ

 O calor também aumenta sobre Minas Gerais e o Rio de Janeiro nesta terça-feira. A aproximação da frente fria ajuda na formação das nuvens de chuva por áreas do dois estados. Há previsão de pancadas de chuva com raios a partir da tarde sobre o Triângulo Mineiro, o sul de Minas Gerais e a Zona da Mata, assim como no centro-sul fluminense. Em particular na região metropolitana do Rio de Janeiro, a chuva deve acontecer só entre o fim da tarde e a noite.

 

Há risco de chuva moderada à forte com as rajadas de vento mais intensas variando entre 60 a 80 km/h por todas essas áreas. 

 

BH e Vitória sem chuva nesta terça 

Apesar do aumento nas condições de chuva em parte do Sudeste, outras áreas como a Grande Belo Horizonte, o leste e norte de Minas Gerais, o norte do estado do Rio de Janeiro e todo o Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória, vão permanecer com o tempo firme. 

 

A terça-feira ainda começa com temperatura amena e até formação de névoa em áreas de vales e serras, mas depois esquenta. O sol fica forte, a umidade diminui, especialmente no Espírito Santo e não há previsão de chuva para essas áreas. 

 

Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES) terão um dia com bastante sol e calor à tarde, sem condições para chuva. 

 

O que esperar para a semana?

A semana ainda promete muita instabilidade sobre o Sudeste. O deslocamento da nova frente fria vai aumentar a chuva sobre a Região, com risco de mais temporais na quarta-feira (24). Neste dia, pode voltar a chover em Belo Horizonte e em Vitória. "As áreas de instabilidade ganham força na sexta-feira (26), com a chegada de outra frente fria", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%