Centro-Oeste tem mais chuva nos próximos dias

11/04/2019 às 17:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Brasília e Cuiabá registram maior volume de chuva em 24h deste ano até agora.

Áreas de instabilidade se intensificaram por quase todo o Centro-Oeste e fortes pancadas de chuva voltaram a ocorrer em diversas áreas da Região. Brasília e Cuiabá registraram os maiores volumes de chuva em 24 horas deste ano entre os dias 10 e 11 de abril. As pancadas de chuva continuam nos próximos dias e voltam a ocorrer também as áreas mais sul e leste de Mato Grosso do Sul que têm tido dias com tempo seco



Chuva supera a média em Cuiabá

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 74,9 mm de chuva sobre Cuiabá, pela medição convencional, entre 9 horas do dia 10 e 9 horas do dia 11 de abril. Mas a maior parte da chuva caiu entre o fim da madrugada e o começo da manhã do dia 11. Este foi o maior volume de chuva em 24 horas registrado neste local de medição este ano e correspondeu a 64% da média de chuva para todo o mês de abril.

O total de chuva acumulado em abril em 11 dias foi de 178,3 mm, valor que supera em 51% a média de chuva normal para a abril que é de aproximadamente 118,1 mm.

 

Brasília registra maior chuva em 24h do ano

Por causa da chuva forte que caiu na noite do dia 10, Brasília acumulou o maior volume de chuva em 24 horas de 2019 até agora. Segundo o INMET, choveu 57,5 mm entre 9 horas do dia 10 e 9 horas do dia 11 de abril. O total de chuva acumulado em 11 de dias de abril foi de 85,4 mm, que correspondem a 64% da média de chuva para abril, que é de 133 mm.



Foto de Willian Carvalho, Cuiabá (MT)

 

 

Mais chuva nos próximos dias

Por enquanto, o ar úmido e quente predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil e as pancadas de chuva continuam frequentes sobre a Região.

Nesta sexta-feira, 12 de abril, a chance de chuva sobre o Mato Grosso do Sul é baixa. O sol e o tempo seco predominam neste estado.

 

Já para o Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em algumas horas, inclusive na região das capitais Brasília, Goiânia e Cuiabá.

 

O ar continua quente por todo o Centro-Oeste e a sensação de abafamento ainda predomina sobre a Região

 

MS fica instável no fim de semana

Áreas de instabilidade voltam a se expandir sobre o Mato Grosso do Sul durante o próximo fim de semana. A nebulosidade aumenta sobre o estado e as pancadas de chuva com raios retornam a partir da tarde do sábado, 13 de abril. Tem previsão de pancadas de chuva também na tarde e noite do domingo

 

Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal continuam tendo períodos com sol e mais pancadas de chuva durante o fim de semana, que devem ocorrer principalmente à tarde e à noite.

 

Pode chover com moderada a forte intensidade em todas as regiões do Centro-Oeste no fim de semana. Confira a previsão para o Centro-Oeste

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

32°
max

8mm / 80%

Goiânia - GO

20°
min

31°
max

5mm / 90%