Temporais em MS e em MT

31/10/2019 às 15:22
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mesmo com previsão de pancadas de chuva, a temperatura permanece elevada nos próximos dias

Fortes áreas de instabilidade avançaram de Rondônia em direção à região de Cuiabá provocando pancadas de chuva intensas.  Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,2 mm de chuva em apenas 4 horas. Porém, quase toda a chuva, 33,2 mm,  caiu em apenas uma hora ao amanhecer desta quinta-feira, 31 de outubro. O aeroporto de Várzea Grande na região metropolitana de Cuiabá registrou rajadas de Vento de 46 km por hora.

 

Por causa do grande aumento da nebulosidade da chuva que aconteceu logo cedo nesta quinta-feira a temperatura não subiu tanto quanto era esperado na região de Cuiabá.  

A chuva caiu forte também em outras áreas de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira. Na região de Sapezal, em apenas uma hora, choveu 40,6 mm segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. O acumulado em 4 horas foi de 59,2 mm de chuva. O total em 24 horas, entre 13 horas do dia 30 e 13 horas do dia 31 de outubro foi de 98,4 mm, horário de Brasília. No mesmo período, a região de Juara acumulou  73,0 mm.

 

 

Nuvens carregadas sobre MT em 31/10/2019

 

Fortes pancadas de chuva também ocorreram na região de Cotriguaçu, com acumulado de 57,2 mm de chuva em apenas 3 horas.  Em Tangará da Serra choveu 29,2 mm em 3 horas, mas quase toda a chuva caiu em uma hora. O INMET registrou rajada de vento de 61 km/h.

 

 

 

Foto de Henrique Gonçalves, Canarana (MT)

 

 

Chuva forte em MS

Nuvens carregadas também se formaram em áreas de Mato Grosso do Sul, que os últimos dias ficou quase sem chuva em muito quente, com calor em torno dos 40°C. No início da tarde desta quinta-feira, 31, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia registrou 22,6 mm em Ponta Porã, entre 12 horas e 14 horas (horário de Brasília). A região de Campo Grande também tinha pancadas de chuva por volta das 15 horas (Brasília).

 

 

Nuvens carregadas (manchas coloridas) sobre MS em 31/10/2019

 

 

Mesmo com estas pancadas de chuva, o calor ainda era intenso em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira. Por volta das 14 horas (Brasília), temperaturas entre 37°C e 39°C eram observadas em muitas regiões do estado.

 

 

Previsão

Novembro vai começar muito quente em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, com previsão de temperaturas entre 36°C e 40°C em várias regiões destes estados. 

Para a sexta-feira, 1 de novembro, e para o fim de semana, ha previsão de pancadas de chuva com raios, que devem ocorrer em geral à tarde e à noite, com moderada a forte intensidade.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%

Campo Grande - MS

21°
min

32°
max

0mm / 0%