Umidade do ar cai e chega a 16% no interior de Pernambuco

18/05/2020 às 16:44
por Redação

Oferecimento
Tarde de sol, calor e umidade relativa do ar muito baixa em várias localidades do país

A massa de ar seco que cobre grande parte da região central do Brasil determina uma tarde seca com  índices de umidade muito baixos em algumas localidades do Brasil, nesta tarde de segunda-feira.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 15 horas, horário de Brasília, a umidade relativa do ar era de 16% em Cabrobó, no interior de Pernambuco e 19% em Ourinhos, no interior paulista, o que caracteriza nível de alerta.

 

Neste mesmo horário, no Paraná, o índice de umidade era de 21% em Joaquim Távora, 22% em Nova Fátima e Japira e nas cidades paulistas de Bauru e Itapeva, umidade de 25% e 26%, respectivamente. A situação nesta tarde também é de atenção com 30% de umidade em três cidade do Mato Grosso do Sul. São elas: Juti, Sete Quedas e Costa Rica. A umidade baixou para 29% em Alto Taquari (MT). 

 

Foto: Ricardo Oliveira - Livramento de Nossa Senhora - Bahia

 

Ar seco preocupa 

 

Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. O ar seco é preocupante, já que no outono/inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. O ideal, de acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde, é que ocorra uma variação entre 50 e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20 e 30%, as regiões entram em estado de atenção.

 

A população deve se manter informada com a defesa civil de seus estados, mas independentemente de qualquer aviso, a hidratação através da ingestão de muito líquido torna-se importante. 

 

Veja também: Como se mede a umidade relativa do ar?

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%