Chuva chegando para Mato Grosso

17/09/2020 às 07:54
por Redação

Oferecimento
Grande frente fria avança sobre o Brasil e faz a umidade aumentar no Centro-Oeste.

Secura extrema do ar, níveis de umidade relativa até abaixo dos 10%, calor de mais de 40°C e a fumaça dos incêndios florestais que se alastram pelo Mato Grosso. Esse vem sendo o cenário no estado há varias semanas.

 

De acordo com os registros do Instituto Nacional de Meteorologia, Cuiabá está sem nenhuma chuva há 117 dias. O último registro de alguma precipitação foi entre os dias 22 e 23 de maio de 2020, mas com um acumulado de apenas 8 mm.

A última chuva volumosa sobre Cuiabá ocorreu entre os dias 13 e 14 de maio de 2020, quando choveu 37,1 mm.

 

 

 

De forma geral, a maioria das áreas do estado de Mato Grosso, incluindo a região de Cuiabá, está sem chuva desde meados de maio. Neste período, alguns poucos locais no extremo norte e no extremo oeste do estado registraram alguma precipitação em um ou outro dia, mas de pouco volume, esporádica, que não teve influência no quadro geral de seca. 

 

É muito importante lembrar que o Mato Grosso, como todo o Centro-Oeste do Brasil tem o período normal de estiagem nos meses de outono e inverno. Assim, não chover ou chover apenas eventualmente, é normal.  Estranho seria se em junho, julho e agosto tivéssemos várias pancadas de chuva.

 

Chuva à vista

Uma grande mudança das condições meteorológicas são esperadas para o Centro-Oeste do Brasil a partir deste fim de semana. O deslocamento de uma frente fria pelo centro-sul do país e a mudança na circulação de vento em níveis médios da atmosfera vão permitir o retorno das primeiras pancadas de chuva, após um longo período de estiagem. 

 

A previsão é que algumas pancadas de chuva ocorram no oeste e sudoeste do estado no domingo, áreas de divisa com Rondônia e Amazonas, e na fronteira com a Bolívia, refletindo a passagem de uma frente fria sobre o centro-sul do Brasil. As áreas de instabilidade aumentam na segunda-feira e várias regiões do estado, incluindo Cuiabá, devem registrar pancadas de chuva. Mas após o dia 24, as áreas de instabilidade aumentam e as pancadas de chuva devem ocorrer até no norte do estado. 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

33°
max

25mm / 90%