Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

7 de Setembro: sol brilha sobre o rio Ipiranga (SP)

06/09/2014 às 17:29
por Michele Fernandes

Há exatos 191 anos, no dia 7 de Setembro de 1822, o então Príncipe Regente D. Pedro de Alcântara Andrade bradava, às margens do Ipiranga, a célebre frase: "Independência, ou Morte!". Alguns historiadores questionam se de fato isto ocorreu ou não, mas o feriado da Independência é lembrado por muitos brasileiros desta forma. Olha, se você não se lembra, o rio Ipiranga passa pela cidade de São Paulo.

Mas e naquele dia? Você já se perguntou alguma vez como estava o tempo naquela época? A maioria das ilustrações nos livros de história nos remete a um dia ensolarado, mas infelizmente não temos dados meteorológicos para afirmar, com convicção, quais eram as condições meteorológicas do momento.

Não fiquemos presos, portanto, ao passado, pois hoje temos dados, estações e informações suficientes para saber como ficará o tempo neste domingo! Confira a previsão abaixo para todo o Brasil e saiba como aproveitar o feriadão da Independência.

Para quem mora na Região Sudeste, o domingo será bastante aproveitável para as atividades ao ar livre! Mas vale ressaltar que estamos sob a influência agora de uma grande massa de ar seco. Desta forma, quem estiver disposto a praticar exercícios físicos, lembre-se de se hidratar bem e evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, principalmente no período entre as 10h e 16h. O leste de São Paulo, sul e leste de Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo ainda amanhecem com temperaturas amenas e com sensação térmica até de frio, mas com o predomínio de sol forte as temperaturas se elevam rapidamente e à tarde faz mais calor do que no sábado. Já no oeste de São Paulo, instabilidades associadas a uma frente fria que avança pelo Sul do país espalham muitas nuvens sobre a região e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia. No litoral sul paulista, a nebulosidade aumenta ao longo do dia e a partir da tarde há condições para chuva isolada, com raios e trovões. E quem quiser aproveitar uma praia, o fim de semana ideal é este, pois no próximo, as condições do tempo mudam! Não se esqueçam, portanto, do protetor solar! Para os mais aventureiros, muito cuidado com as ondas, pois o mar continua agitado!

Porto outro lado, o Sul do país terá um dia bastante diferente! Instabilidades associadas a uma frente fria que avança sobre a Região deixam o centro-oeste do Paraná e o oeste de Santa Catarina com chuva na maior parte do dia. Já no centro-oeste e centro-sul do RS, que tiveram um sábado com chuva, o domingo será um dia com sol. Nas demais áreas da Região, o predomínio é de muitas nuvens, breves períodos de sol e pancadas de chuva ao longo do dia. Vale ressaltar que o Sul do Brasil continua em alerta para temporais.

Já no Nordeste, áreas de instabilidade espalham muitas nuvens entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte. A chuva pode ser moderada à forte no litoral entre Aracaju e João Pessoa. No centro-sul do Maranhão, do Piauí, no interior da Bahia e de Pernambuco, o tempo volta a secar. Nas demais áreas da Região, chove de forma rápida e isolada ao longo do dia.

Para o Norte, o domingo será bastante abafado! O tempo fica firme apenas no Tocantins, enquanto nas demais áreas, apesar do sol predominar na maior parte do dia, há previsão de pancadas isoladas de chuva principalmente a partir da tarde.

No Centro-Oeste do país, o feriado será marcado por sol forte e calor no leste de Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Nas demais áreas, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia. Ainda assim o tempo segue abafado e com temperaturas elevadas.