Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Terça-feira abafada e com chuva no Rio

29/12/2014 às 14:38
por César Soares

A forte massa de ar quente que ainda atua sobre grande parte do Sudeste garantiu uma segunda-feira (29/12) de sol e calor intenso no Rio de Janeiro. Segundo o INMET a temperatura máxima da capital foi de 38,5°C em Realengo. Mas em outro ponto da cidade, o calor foi ainda mais intenso. Na região do aeroporto de Campo dos Afonsos os termômetros atingiram 40°C por volta de 16h.

No gráfico abaixo é possível ver as temperaturas máximas nos últimos dias no Campo dos Afonsos, que fica na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

O calorão dos últimos dias pode ser explicado pela presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Esse mesmo sistema foi o responsável pelo Verão extremamente seco no Sudeste entre os anos de 2013 e 2014. Mas a condição não é a mesma, uma vez que a tendência é de afastamento da ASAS o que já vai trazer a condição de chuva novamente para diversas áreas.

Com o afastamento da ASAS, a tendência é de que o ar mais úmido vindo de noroeste volte a trazer chuva para grande parte do Sudeste, a chuva vai ocorrer em forma de pancadas isoladas e há o risco de temporais.

Essa condição do tempo vai se manter nos últimos dias de 2014 e no início de 2015. O ano novo vai começar com a passagem de uma frente fria pela Região Sudeste e aumentar o risco de chuva.

Terça-feira com mais nebulosidade e pancadas de chuva

A presença de uma frente fria no oceano vai deixar o tempo instável no Rio nesta terça-feira. O sol aparece entre muitas nuvens, o tempo fica bastante abafado e há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento.

Quer saber a previsão para a Virada do Ano? Clique e confira!