Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

A "imagem" de um trovão

07/05/2015 às 12:39
por César Soares

O trovão é o som gerado por um raio que provoca o rápido aquecimento do ar em uma fração mínima de segundos. O aquecimento do ar faz com que este se expanda rapidamente, provocando assim o som que escutamos. A faísca do raio, luminosidade, nós conseguimos ver, mas qual seria a "imagem" de um trovão?

Foi exatamente isso que cientistas do Instituto de Pesquisas do Sudoeste, San Antonio, Flórida, nos Estados Unidos fizeram, a primeira "fotografia" do trovão.

O grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Maher A. Dayeh criou aparato com um fio de cobre para criar um raio artificialmente e diversos sensores de som foram posicionados para mapear a propagação do som do trovão, gerando assim uma imagem que representa o fenômeno sonoro.

Nas imagens abaixo é possível ver o raio induzido, fotos superiores, e os mapas de intensidade do som gerados, gráficos inferiores. Dayeh também ressalta que os trovões ainda são uma grande incógnita nas pesquisas físicas e meteorológicas.

"Mais de 4 milhões de raios atingem a Terra por dia, mas a física por trás deste processo violento continua mal compreendida. Apesar de entendermos a mecânica geral da geração de um trovão, não são claros os processos físicos da descarga do raio que contribui para o som que ouvimos. Um ouvinte percebe o trovão em grande parte com base na distância de um raio. De perto, o trovão tem um som agudo, rachaduras. De mais longe, tem uma duração mais longa e contínua."

 

Na imagem as áreas em vermelho representam o som mais intenso e gradativamente o som enfraquece a medida que tons em azul aparecem.

Confira o texto completo em inglês

Saiba mais sobre raios no explicando o tempo com a Maria Clara Machado!