Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Alerta de chuva forte entre Natal e Aracaju

04/03/2015 às 12:53
por César Soares

A presença de uma Onda de Leste traz muitas nuvens carregadas que espalham temporais pelo leste nordestino. As Ondas de Leste são sistemas que provocam grandes volumes de chuva e são mais comuns entre os meses de maio e julho. Até a sexta-feira (06) mais nuvens carregadas devem se aproximar de áreas do leste nordestino, há previsão de temporais de Sergipe até o Rio Grande do Norte.

Nas imagens do satélite meteorológico da manhã da quarta-feira (04) mostrava o avanço de nuvens carregadas em direção à costa do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O leste de Sergipe também deve sofrer com os temporais até a sexta-feira.

 

As Ondas de Leste têm esse nome devido ao seu deslocamento que vem de leste com origem na costa da África em direção à costa do Nordeste. Pode provocar chuva desde o litoral norte do Rio Grande do Norte até o leste da Bahia. Alguns sistemas fortes também podem provocar chuva até em áreas do oeste Pernambucano, mas com uma frequência menor.

Dois principais sistemas de escala maior são capazes de organizar Ondas de Leste: frentes frias que avançam do Sudeste para o Nordeste e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Em situações de ondas de leste ocorrem grandes volumes acumulados de chuva o que podem acarretar em alagamentos e inundações.

  Nordeste pode esperar por mais chuva em março?