Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Alerta: temporais entre RS e SC

13/06/2015 às 17:43
por Aline Tochio

O Estado de Santa Catarina ainda vai enfrentar problemas por causa da chuva neste fim de semana. Neste sábado choveu praticamente o dia todo em várias áreas do Estado por causa de instabilidades que se formaram pela influência de uma frente fria que está se afastando para o oceano, reforçadas por um sistema de baixa pressão que se formou na costa do Sul.

Uma nova e grande frente fria com uma forte massa polar avança pelo Sul do Brasil neste domingo e vai provocar muita chuva em parte da Região. O risco de temporais é alto em quase todas as áreas (exceto no centro-sul gaúcho), mas as áreas que vão receber mais chuva são Planalto e Serra do Rio Grande do Sul, todo o centro-oeste e sul de Santa Catarina e o sul do Paraná, onde os acumulados passam de 100 milímetros. As rajadas de vento podem variar entre 70 e 90 km/h.

 

Ar polar derruba as temperaturas

Entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, a massa polar que vem acompanhando a frente fria entra no Sul e rapidamente diminui as nuvens sobre parte da Região, além de derrubar as temperaturas. Na manhã de segunda-feira, quase todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina amanhecem com geada, exceto o leste dos dois Estados. Com o avanço do sistema, a temperatura cai ainda mais na terça-feira. A geada será praticamente generalizada na região Sul. Confira no mapa abaixo as áreas com risco de geada.