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Alimentação requer mais cuidados durante o verão

26/01/2011 às 10:23
por Redação

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o verão, as pessoas buscam pela boa forma e melhora do condicionamento físico e isso, às vezes resulta na alteração dos hábitos alimentares. O clima é uma das grandes influências para essas mudanças, já que a temperatura elevada pode alterar o apetite das pessoas que passam a se alimentar menos e de forma errada. Entretanto, não podemos deixar de lado alguns cuidados essenciais para nos sentirmos melhor e até mesmo para não ter qualquer problema com intoxicação alimentar que é muito freqüente nesta época do ano. Segundo Fátima Domingues, supervisora do setor de gastronomia e nutrição do Hospital São Cristóvão, a intoxicação alimentar é uma infecção causada quando consumimos alimentos contaminados por bactérias, toxinas, vírus ou parasitas. “É muito comum também ser transmitido por alimentos que contém agrotóxicos, pesticidas ou medicamentos”.  Ela ressalta ainda que crianças, idosos e gestantes são mais frágeis e podem contrair a doença com mais facilidade devido a sua imunidade estar mais delicada. Portanto, a atenção deve ser redobrada. Os sintomas mais comuns são náuseas, dor abdominal, vômito, diarréia e febre. Em caso de suspeita da doença, a pessoa deve descansar, ingerir bastante líquido, e verificar a temperatura corporal. A nutricionista orienta ainda que é muito importante prestar atenção ao escolher um local de venda de alimentos, principalmente quando se está na praia. É imprescindível observar a higiene dos manipuladores dos alimentos. Procure sempre um comércio que tenha pia para higiene das mãos de seus consumidores. Alguns cuidados especiais devem ser tomados ao ingerir frituras, pois é muito importante observar a condição do óleo que deve ser claro e não apresentar espuma. Os lanches naturais também são alvos de intoxicação alimentar, sendo que em muitos deles contém maionese, que é muito sensível ao calor. Já a lata de refrigerante deve ser limpa, principalmente a superfície, antes de ser aberta e consumida. Com o aumento da temperatura, nosso organismo também perde mais água e sais minerais através do suor, o que torna mais importante o cuidado com a hidratação. A ingestão de líquidos deve ser frequente durante todo o dia, principalmente para as crianças e idosos. “Quando sentimos muita sede, é porque já estamos precisando de água. Para nos hidratarmos bem, as melhores opções são água, os sucos naturais de frutas, chás e água de coco. O recomendável é ingerir de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia”, comenta Fátima.