Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Alta da Bolívia volta a organizar chuva no Centro-Oeste

21/01/2015 às 14:33
por César Soares

A falta de nuvens e de chuva sobre Goiás e sobre o Distrito Federal fizeram com o que o sol ficasse forte por muitas horas em Goiânia e em Brasília. A semana vem sendo marcada por tardes muito quentes e recordes de calor.

Brasília bateu recordes sucessivos de calor no início desta semana. O recorde de calor é de 31,9°C medido na estação convencional do INMET na terça-feira (20). Anteriormente o recorde tinha sido registrado na segunda-feira (19) com 31,7°C.

Em Goiânia, um novo recorde de calor foi estabelecido no dia 19 de janeiro com 37,6°C, uma temperatura raramente observada durante o verão na capital de Goiás.

As demais capitais também tiveram temperaturas próximas aos 30°C segundo informações dos aeroportos.

A chuva também aparece em forma de pancadas em diversas áreas principalmente sobre o oeste de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Isso por conta da formação da Alta da Bolívia um sistema típico de verão que se forma por conta do forte calor. Esse sistema especificamente provoca uma convergência de umidade nos níveis mais próximos da superfície e provoca chuva com grandes volumes acumulados.

Até o fim de semana a tendência é de ar abafado, muitas nuvens e pancadas de chuva em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, nestas áreas a chuva pode ocorrer a qualquer momento. Em Goiás e no Distrito Federal o predomínio é de chuva a partir da tarde, a partir de sábado (24) chove já pela manhã inclusive sobre Brasília.

Veja com o meteorologista César Soares a mudança nas condições do tempo com a presença da Alta da Bolívia.