Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ana é uma tempestade subtropical

08/05/2015 às 17:01
por César Soares

Fim do mistério! Ana é uma tempestade subtropical. O sistema de baixa pressão atmosférica que se formou na costa da Flórida intrigou os meteorologistas de diversas áreas do mundo. Até mesmo os meteorologistas norte-americanos, que estão acostumados com a presença de sistemas severos, ficaram em dúvida na possibilidade da formação de um sistema tropical ou subtropical.

Mas com as últimas soluções dos modelos de previsão do tempo e informações das imagens de satélite foi definido pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC - sigla em inglês) que tratamos de um sistema subtropical que por sua vez também teve a sua formação precoce. Do ponto de vista climatológico, este tipo de sistema costuma se formar com uma frequência maior no mês de outubro no hemisfério horte.

Saiba mais sobre os ciclones tropicais, subtropicais e extratropicais!

Na imagem do satélite meteorológico é possível ver as instabilidades girando em torno de um sistema de baixa pressão, mas há a ausência de um "olho" que é característico na presença de ciclones tropicais (furacões no Oceano Atlântico).

Havia a presença de calor na superfície do mar o suficiente para a formação de um ciclone tropical, temperatura da superfície do mar acima de 25°C, mas faltou calor nas camadas mais altas da atmosfera, dessa forma o sistema não conseguiu se desenvolver a ponto de termos um furacão.

A previsão indica que áreas da Flórida até a Carolina do Norte podem sentir os efeitos deste sistema até o fim de semana.

O meteorologista César Soares falou sobre a formação da tempestade subtropical Ana no Climatempo News. Confira!

  Maria Clara Machado também falou sobre a diferença dos furacões, tufões e ciclones tropicais no explicando o tempo, confira!