Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ar polar forte se espalha pela América do Sul

03/07/2015 às 23:34
por Josélia Pegorim

Uma forte frente fria avança sobre o centro-sul do América do Sul associada a uma forte massa de ar polar. O frio polar já provocou temperaturas bastante baixas sobre a Argentina, Uruguai e Chile e no fim de semana causa intensa queda da temperatura sobre o Paraguai, a Bolívia, em todo o Sul do Brasil e em parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Temperaturas abaixo de zero e geada são esperadas para o fim de semana na Região Sul. O ar polar chega ao Acre e a Rondônia provocando nova friagem, moderada a forte.

 

 

No Brasil, a menor temperatura em 2015 até agora foi de 6,0 abaixo de zero registrado em Urupema, na serra catarinense, pela medição do Epagri-Ciram, em 16 de junho. Esta temperatura não deve ser superada, mas valores de até 3°C abaixo de zero poderão ocorrer no Sul do Brasil durante a passagem desta forte massa polar.

O centro polar, que é a região mais fria do sistema deve passar sobre o Rio Grande do Sul durante este sábado, 4 de julho, e depois vai para o oceano. Mesmo assim, o frio no domingo será intenso no centro-sul do Brasil.

 

 

Parte do ar polar avança sobre a Bolívia e alcança áreas do Norte do Brasil devendo provocar nova friagem, que é o resfriamento provocado pela passagem de ar polar.

Algumas capitais do Sul, do Sudeste , do Centro-Oeste, do Acre e de Rondônia poderão registrar recorde de frio neste primeiro fim de semana de julho.

 

Onda de calor na Europa: temperatura pode chegar aos 40°C