Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ar seco ganha força no Sudeste e Centro-Oeste

09/10/2014 às 12:20
por César Soares

As regiões centrais do Brasil encontram condições desfavoráveis para chuva. O ar seco predomina e inibe a formação de nuvens. Na imagem do satélite meteorológico é possível verificar o ar seco ganhando força. Os tons em marrom representam a baixa concentração de vapor d'água que cobre principalmente o Sudeste, Centro-Oeste e o sertão do Nordeste.

Essa condição se deve a presença de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias e organização de áreas de instabilidades. Em níveis médios atmosféricos é possível ver a presença de um anti-ciclone que incentiva a presença do ar seco, no mapa esses sistema é representado pela letra A em azul e as setas indicam o giro anti-horário.

Diversas cidades já registram umidade relativa do ar abaixo dos 20%, essa condição prejudica a qualidade do ar que você respira e favorece o aumento no número de focos de incêndio.

O ar seco continua nos próximos dias

O ar seco não dará muita trégua ao longo dos próximos dias. O sistema de alta pressão segue sobre a região central do Brasil, impedindo o avanço de frentes frias e a organização de nuvens carregadas. A umidade relativa do ar tende a cair e novamente as faixas de atenção e alerta devem ser atingidas. Há o risco da faixa de emergência ser atingida em algumas áreas do interior de São Paulo, leste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso. Ao longo do sábado e do domingo, somente o norte de Mato Grosso, Distrito Federal e nordeste de Goiás tem condições para rápidas pancadas de chuva de forma bem localizadas.