Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Áreas da Região Norte em atenção devido à chuva

23/01/2015 às 10:44
por César Soares

Os acumulados de chuva sobem bastante sobre diversas cidades de Região Norte do Brasil. Essa condição provoca a cheia de diversos rios como, por exemplo, o Rio Juruá na cidade de Eirunepé no Estado do Amazonas. A prefeitura da cidade decretou estado de atenção devido o risco de dos níveis dos rios continuarem subindo.

A Agência Fluvial da Marinha alerta para a condição do rio Juruá que está 4 metros acima do nível considerado normal.

Segundo informações das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) choveu mais de 100mm no período de 24h em Novo Repartimento-PA. Em Manicoré-AM choveu 28,6mm no período de apenas uma hora. O grande volume de chuva registrado em curtos períodos de tempo favorecem a ocorrência de alagamentos e extravasamentos de rios.

Mais chuva no fim de semana

Toda a Região Norte do país terá o risco de alagamentos e extravasamentos de rios ao longo do fim de semana. As correntes de vento úmido vão se intensificar sobre a Região e encontrar um ar bastante aquecido que vai favorecer a formação de grandes nuvens carregadas e provocar temporais. São esperados grandes volumes de chuva sábado (24), mas principalmente no domingo (25) em áreas do leste do Amazonas.