Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Arthur diminui imagens de satélite do Brasil

02/07/2014 às 14:31
por Josélia Pegorim

Desde o dia 30 de junho, o Brasil tem tido menos imagens do satélite meteorológico GOES- 13 (GOES EAST), que está sendo usado para o melhor monitoramento de uma grande tempestade tropical (TS Arthur) que surgiu na costa leste dos Estados Unidos. A rota do satélite meteorológico GOES – 13 foi alterada para poder fazer mais imagens de Arthur. As imagens do Brasil  e de toda da América do Sul estão sendo feitas a cada 3 horas e não cada 30 minutos como normalmente acontece. Esta é a razão pela qual os internautas que consultam diariamente o portal Climatempo não estão tendo poucas imagens de satélite.

Monitoramento e previsão prejudicados

A Climatempo capta as imagens do satélite GOES-13 diretamente dos Estados Unidos. A menor quantidade de imagens de satélite disponíveis do Brasil dificulta o monitoramento das condições meteorológicas sobre o país e também a previsão do tempo.

Até o momento, espera-se que as imagens de satélite voltem ao normal por volta das 9 horas (de Brasília) desta quinta-feira, 3 de julho. Tempestade tropical Arthur A tempestade tropical Arthur está ativa na costa da Flórida, no sul dos Estados Unidos. O sistema se intensificou entre os dias 1 e 2 de julho de 2014 e poderá se tornar um furacão até o fim da noite desta quinta-feira, 3 de julho de 2014. Se isto acontecer, Arthur será o primeiro furacão a se formar na temporada de 2014.

Segundo informações do Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), ao meio-dia desta quarta-feira, 2, hora de Brasília, o centro da tempestade Arthur estava a 165 km/h a leste-nordeste do cabo Canaveral, no litoral da Flórida. O sistema provocava ventos constantes de 95 km/h. A previsão é de que Arthur se intensifique avançando por águas quentes do Atlântico Norte até o fim da noite de 3 de julho e depois avance no mar pela costa leste dos Estados Unidos. - Como os satélites meteorológicos enxergam a Terra?