Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Atenção para muita chuva no PR e em MS

30/06/2015 às 22:41
por Josélia Pegorim

A população do Paraná e do centro-sul de Mato Grosso do Sul deve ficar atenta para o tempo bastante instável nos próximos dias.

A chuva forte que caiu em várias localidades na terça-feira, 30 de junho, foi de uma nova frente fria que avançou pelo Sul do Brasil e Paraguai espalhando as nuvens carregadas sobre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

Bloqueio atmosférico

Tecnicamente a frente fria avança pelo litoral de São Paulo nesta quarta-feira, mas uma forte massa de ar seco que predomina pelo interior do Brasil vai bloquear a expansão das áreas de chuva sobre o Paraná e sobre o centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Assim, até a quinta-feira, 2 de julho, novas áreas de instabilidade vão crescer entre o Paraguai, o Paraná e o Mato Grosso do Sul e vão provocar muita chuva.

Além disso, uma segunda frente fria, forte, avança sobre o Sul do Brasil na sexta-feira, 3 de julho. A chuva mais volumosa desta frente fria deve cair também sobre o Paraná.

  

 

A situação é de atenção porque a persistência destas áreas de instabilidade vai fazer com que grandes volumes de chuva sejam acumulados. Há potencial para alagamentos nas cidades e até deslizamentos de terra.

O mapa mostra a estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulado até o dia 6 de julho sobre o Sul do Brasil, em parte de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Os tons de verde fortes indicam mais de 100 m de chuva acumulados em cinco dias.

 

 

 

 

Frio intenso à vista

Fique atento com a forte queda da temperatura esperada a partir de sexta-feira por causa da forte massa de ar polar que vem com a segunda frente fria. O frio será intenso o suficiente para a provocar geada no Sul.

 

Confira a análise da meteorologista Josélia Pegorim.