Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Aurora boreal no dia de São Patrício

17/03/2015 às 16:59
por César Soares

O padroeiro é irlandês, mas no dia 17 de março é comemorado o dia de São Patrício nos países que falam a língua inglesa. O verde é a cor utilizada nas comemorações e combina com o céu da noite de hoje em áreas do Hemisfério Norte, onde há a presença de uma Aurora Boreal.

O fenômeno óptico ocorre devido a presença do vento solar que gera um campo elétrico nas partículas da Ionosfera, camada atmosférica que está localizada acima de 80 km de altura com relação à superfície. E não é só a cor verde que aparece não, há a presença também de tons púrpuras e amarelados. Diversas cidades da Finlândia já observaram o fenômeno ao longo da noite de terça-feira. E ainda há a previsão de mais eventos de auroras ao longo dos próximos dias.

O sol sempre está ativo com explosões que são capazes de gerar partículas que avançam pelo espaço. O ciclo de atividade mais intensa do sol ocorre a cada 11 anos, este ciclo terminou no ano de 2014, mesmo assim a atividade continuou aumentando o que favorece a ocorrência de auroras polares, no caso a aurora boreal no Hemisfério Norte.