Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Bahia terá mais chuva nesta semana

27/10/2014 às 11:57
por César Soares

O sistema de baixa pressão atmosférica que provocou chuva em algumas áreas do Sudeste, avançou para o norte do Oceano Atlântico e se posicionou na costa entre os Estados do Espírito Santo e do sul da Bahia.

Na imagem do satélite meteorológico os tons em amarelo representam nuvens grandes que provocam chuva forte. Estas áreas avançam do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo em direção ao sul da Bahia, provocando chuva em áreas como o Oeste, Médio São Francisco e na Serra Geral.

O ar mais úmido vindo de noroeste encontra uma massa de ar muito quente sobre o Estado baiano, desta forma são desenvolvidas grande nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva. Tanto que os volumes de chuva acumulados subiram bastante nas últimas 24 horas, nos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A cidade de Porto Seguro registrou 26,2 mm de chuva entre 20h do domingo e 20h da segunda-feira (27).

Em outubro, até o momento, as áreas do litoral leste são as que obtiveram os maiores volumes acumulados de chuva. As áreas em verde mostram acumulados de chuva de até 200mm que são observados no leste pernambucano, Alagoas e Sergipe.

Exatamente nestas áreas, em que a chuva está mais presente por conta dos ventos úmidos que sopram do oceano, temos chuva acima da média climatológica para o mês de outubro. No mapa de anomalia, é possível notar que apenas o centro norte do Nordeste possui acumulados de chuva acima da média normal, nos tons em azul. O ar seco predominou nas demais áreas e impediu a permanência da chuva, que pode ser vista nos tons em laranja.

  Chuva volumosa no centro-sul da Bahia durante a semana

Os volumes de chuva vão aumentar bastante ao longo dos próximos dias no centro-sul baiano. O sistema de baixa pressão atmosférica vai continuar ao largo da costa organizando nuvens carregadas e deixando o tempo instável. Segundo informações dos modelos meteorológicos, os volumes de chuva podem passar dos dos 150mm em áreas do sul e do oeste.

Quer saber mais sobre as condições do mar e o tempo nas praias? Clique e confira o ClimaSurf