Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Baixa pressão provoca ventania no Sul

30/03/2015 às 09:31
por César Soares

A semana começa com a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Região Sul do Brasil que organiza novamente áreas de instabilidade e chuva. O fim de semana já foi marcado pelos temporais especialmente sobre o leste de Santa Catarina, mas desta vez o destaque fica por conta da ventania que é observada já pela manhã em diversas cidades.

Os estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registraram às 8h da manhã da segunda-feira (30) rajadas de 89 km/h em Bom Jardim da Serra/SC, 66 km/h em Mostardas/RS e 55 km/h em Tramandaí/RS. Uma hora antes, ou seja, às 7h da manhã a estação de Santa Marta/SC registrou rajadas de 57 km/h.

A organização do vento se deve a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica que avança pelo estado do Rio Grande do Sul e além de organizar nuvens que podem provocar temporais, também traz ventos fortes.

Vão as instabilidades e chega o ar seco

Esta semana será marcada por mais mudanças no tempo para a Região Sul. As instabilidades se afastam e em seu lugar chega o ar seco que vai deixar o tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná. No oeste dos três Estados que compõem a Região a nebulosidade ainda predomina, mas só tem a previsão de garoa no litoral sul catarinense e litoral norte do gaúcho.