Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

BH: chuva de 1 mês em 7 horas

25/07/2014 às 12:15
por César Soares

Frente fria provocou grandes mudanças no tempo sobre a maior parte do Sudeste. A chuva veio com grande volume em diversas áreas. O centro-sul de Minas Gerais já teve um grande aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com volumes mais elevados.

Em Belo Horizonte, a estação automática do INMET, registrou das 5h até às 11h um volume de chuva de 24,2mm . Isso corresponde a 60% a mais da média climatológica normal para o mês de Julho que é de 15,4mm. Lembrando que a média climatológica de Julho para Belo Horizonte é baixa, uma vez que o predomínio durante o inverno é do ar seco. O volume de chuva se torna bastante expressivo quando comparado com os acumulados dos anos anteriores. É o julho mais chuvoso desde o ano de 2004, onde a estação registrou 40mm.

Na imagem de satélite os tons azulados indicam nuvens com maior profundidade na atmosfera, que provocam mais chuva. Os tons em verde a amarelados indicam nuvens com profundidade menor e chuva mais fraca.

 

E ainda vem mais chuva para todo o Estado de Minas Gerais até o fim desta semana. A frente fria ainda organiza áreas de instabilidade sobre o território mineiro e as pancadas de chuva persistem. E os volumes de chuva esperados são elevados, há o risco de alagamentos. Há previsão de chuva pelo menos até a próxima segunda-feira (28). Após a passagem da frente fria, o ar polar começa a vir com mais intensidade. As temperaturas caem e faz bastante frio.

Confira a previsão do tempo para o Sudeste. Clique aqui.