Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Bloqueio atmosférico persiste no Brasil

22/08/2014 às 11:51
por César Soares

Já na última quarta-feira (20) uma condição de bloqueio atmosférico se configurou sobre a Região Sul do Brasil. O bloqueio pode ser observado em níveis médios atmosféricos (cerca de 6km de altura com relação à superfície).

 

Durante a semana, o sistema de alta pressão se deslocou para leste e o seu centro se posicionou sobre o Sudeste do Brasil. Em áreas que na última quinta-feira (21) também tiveram índices de umidade relativa do ar bastante baixos, como por exemplo a cidade de São Paulo que chegou a faixa de alerta.

A presença dessa alta impede da passagem de frentes frias, dessa forma não há uma troca de massas de ar entre as regiões mais frias e as mais quentes, o que favorece a elevação da temperatura.

A vegetação também segue muito seca e desta forma há o aumento no número dos focos de queimadas.

O fim de semana também terá sol forte e bastante calor no Centro-Oeste, Sudeste, centro-sul da Região Norte, sertão nordestino e também em Santa Catarina e no Paraná. Nestas áreas não há condição para chuva.

No Rio Grande do Sul, as áreas de instabilidade começam a se organizar devido a aproximação de uma frente fria. Há previsão de algumas pancadas de chuva.

Veja mais sobre o ar seco e as queimadas em São Paulo.

O meteorologista César Soares comentou a condição de bloqueio no Climatempo News. Confira no vídeo abaixo.