Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Brasil na Fórmula 1

26/03/2010 às 15:28
por Redação

O Br
asil é um dos países mais presentes no campeonato de Fórmula 1. O país já teve ilustres pilotos, campeões nas pistas. Alex Dias Ribeiro Belo Horizonte – MG 07/11/1948 Apelidado como “Terror da F-3” na década de 1970, ele participou de 218 corridas, seis na Fórmula 1 e as demais em 15 categorias conquistando 24 vitórias, entre elas, Ribeiro foi bicampeão brasiliense de kart, campeão brasileiro da F-Ford, campeão da F-3 inglesa e campeão da taça européia. Antonio Pizzonia Manaus - AM 11/09/1980 Começou na Fórmula 1 em 2003, na Jaguar, passou pela Williams entre 2004 e 2005. Em 2007 ficou na FMS durante a pré-temporada, disputou uma corrida na Fórmula Mundial pela Rocketsports e algumas etapas da Stock Car pela WIN Motorsports e no ano seguinte correu pela Cimed-Action Power/Marques Motorsports, nesse ano dirigiu o carro do Sport Club Corinthians Paulista na Superliga e atualmente defende a Amir Nasr Racing. Ayrton Senna São Paulo - SP 21/03/1960 Mundialmente conhecido, Senna foi eleito, em 2009, pela Revista Autosport, o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. E não é para menos, ele foi campeão mundial em 1988, 1990 e em 1991, vice em 1989 e 1993, tem o total de 41 vitórias e 65 pole positions. Estreou na Fórmula 1, em 1984, na equipe Toleman- Hartpor causa do seu desempenho em Fórmula 3 Inglesa no ano anterior. Além da Toleman, passou pela Lotus, Williams e Mc Laren e só não conquistou mais títulos devido ao acidente, em 1994, que tirou sua vida no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola. Chico Landi São Paulo 14/07/1907 De 1947 a 1957, Chico Landi participou de todas as grandes corridas, foi pioneiro no automobilismo brasileiro e ganhou a mais importante prova da época , o Grande Prêmio de Bari, em 1948. Foi o primeiro piloto brasileiro a disputar a Fórmula 1, onde participou de sete etapas de 1951 a 1956 e correu pela Ferrari e Masserati, em 1952 montou sua própria equipe e faleceu em 1989. Chico Serra São Paulo 03/02/1957 Concorreu a duas temporadas na Fórmula 1, foi campeão da Fórmula 3 Inglesa em 1979 e tricampeão da Stock Car, em 1999, 2000, 2001, categoria que atualmente disputa. Christian Fittipaldi São Paulo 18/01/1971 Sobrinho de Emerson Fittipaldi e filhos de Wilson Fittipaldi, é o único piloto brasileiro que correu na Fórmula 1, Champ Car e NASCAR Winston Cup. Foi campeão de kart, da Fórmula 3 Sulamericana, da Fórmula 3000 Internacional, participou da Fórmula 1 de 1992 a 1994 pelas equipes Mainardi e Arrows e disputou a Fórmula Indy conquistando o segundo lugar nas 500 milhas de Indianápolis. E desde 2005 corre na Stock Car. Cristiano da Mata Belo Horizonte – MG 19/09/1973 Começou no kart aos 16 anos, em 1993 ganhou a Fórmula Ford e em 1994 conquistou a Fórmula-3 Brasil, já em 1996 ele disputou a Fórmula 3000 e participou da Indy Lights em 1997 e no ano seguinte ganhou a competição. Na CART, ficou em primeiro lugar em 2002 e em 2003 estreava na Fórmula 1 pela Toyota mas saiu em 2004 retornando à CART onde sofreu um acidente e não conseguiu mais correr na categoria. Em 2009, Mata participou de testes da Fórmula Truck e atualmente integra a equipe Iveco. Emerson Fittipaldi São Paulo – SP 12/12/1946 Emerson Fittipaldi foi o primeiro piloto brasileiro campeão mundial das principais categorias do automobilismo. Bicampeão da Fórmula 1, ele têm títulos na Fórmula Indy  e ganhou duas vezes as 500 milhas de Indianápolis. Aos 22 anos era campeão da Fórmula-3 Inglesa e no ano seguinte estreava na Fórmula 1, pela Lótus e em 1972 ganhou seu primeiro título na modalidade e em 1974, correndo pela McLaren conquistou o bicampeonato. Enrique Bernoldi Curitiba – PR 19/10/1978 Como a maioria dos pilotos Bernoldi começou ainda criança no kart, disputou a Fórmula Alfa Boxer, Fórmula Renault, Fórmula 3 Inglesa,  e a Fórmula 3000. Em 2001, foi chamado para correr pela Arrows e em 2002 migrou para a Nissan World Series. Em 2007 começou a competir na Stock Car e foi no ano seguinte defender a Conquest na IndyCar, no entanto uma contusão o afastou da temporada. Em 2009, Bernoldi retornou a Stock Car, pela RCM e disputou a Superliga como piloto do Flamengo. Felipe Massa São Paulo – SP 25/04/1981 Começou aos oito anos no kart, passou pela Fórmula Chevrolet, Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 3000. Estreou na F-1, em 2002 na equipe Sauber e em 2003 virou piloto de testes da Ferrari, voltou a equipe titular em 2004 pela Sauber onde ficou até o ano seguinte. Em 2006 volta para a Ferrari e ganha o GP da Turqui ficando em terceiro lugar no campeonato, dois anos depois ele ficou em segundo lugar no campeonato atrás de Lewis Hamilton e continua correndo pela equipe italiana. Fritz d’ Orey São Paulo – SP 25/08/1938 Foi um dos pioneiros do automobilismo brasileiro, participou das principais corridas da época como as Mil Milhas, 500 quilômetros de Interlagos, GP do Rio de Janeiro, entre outras. Vence o GP de Messina e o sucesso o leva a Fórmula 1, em 1959. Depois de passar pela F-1, ele partiipa de corridas em outras categorias, mas um acidente interrompe a carreira de piloto. Ingo Hoffmann São Paulo – SP 28/02/1953 É o maior campeão da história da Stock Car com 12 títulos, 76 vitórias e 60 pole positions, Ingo Hoffmann começou em 1972, passando por categorias européias até chegar em 1976, na Fórmula 1 onde ficou até o ano seguinte. Em 2008, competiu na Brasil GT3 Championship e em 2009 se aposentou, mas continua ligado ao esporte como chefe de uma equipe da Stock Car. Carlos Pace São Paulo 06/10/1944 Carlos Pace estreou no automobilismo em 1963 nas provas de Turismo, em 1970 disputou a Fórmula 3 e em 1971venceu o Grande Prêmio de Ímola na Fórmula 2, no ano seguinte foi convidado a integrar a equipe da Ferrari. Na Fórmula 1, Pace trabalhou com a equipe Williams e com a Surtes, em 1974 mudou para a Brabham, e uma ano depois fez sua melhor temporada, além da F-1, participou do Campeonato Brasileiro de Turismo e consagrou-se campeão do Grupo 1, e foi campeão também das 25 horas de Interlagos e em 1977 teve seu último pódio no GP da Argentina, no mesmo ano Pace sofreu um acidente de avião onde veio a falecer. Luciano Burti São Paulo 05/03/1975 Luciano Burti teve uma breve passagem pela F-1. Estreou como piloto de teste da Steewart em 1999, em 2000 mudou-se para a Jaguar Racing onde ficou até o ano seguinte, quando cumpriu a segunda metade da temporada pela Prost Grand Prix. Em 2001, sofreu um grave acidente no Grande Prêmio da Bélgica e em 2002 tornou-se piloto de teste pela Scuderia Ferrari, mas perdeu a vaga para Felipe Massa. A partir daí, Burti foi competir na Stock Car, onde consegue sua primeira vitória em 2009, além de ser comentarista de F-1. Luiz Bueno São Paulo - SP 16/01/1937 Disputou na Fórmula 1 nos anos de 1972 e 1973, estreou no automobilismo aos 19 anos em Interlagos, correu as 3 mil milhas brasileiras em 1958. Em 1969, competiram a Fórmula Ford pela equipe Smart. Em 1971 participou da F3 e da F2. Maurício Gugelmin Curitiba – PR 20/04/1963 Começou no automobilismo como revelação da March e em 1989 conseguiu sua melhor colocação: 3° lugar no GP Brasil, no mesmo ano sofreu um acidente. Em 1992, passou a integrar a Jordan mas as desilusões fazem o brasileiro abandonar a F1. Depois deixar a categoria migrou para a Champs Car onde ficou até 2001 e venceu em 1997 a etapa de Vancouver. Nelson Piquet Rio de Janeiro – RJ 17/08/1952 Campeão em 1981, 1983 e 1987; Piquet nasceu no Rio de Janeiro, começou no kart aos 14 anos, foi campeão pela Fórmula Super-Vê, participou do Campeonato Europeu da Fórmula 3 e teve sucesso em todas as categorias. Em 1978, quebrou o recorde de Jackie Stewart na F3. Na Fórmula 1 começou como piloto de teste da BS Fabrications e estreou no GP da Alemanha no mesmo ano, a primeira vitória no campeonato veio no circuito de Las Vegas e o segundo foi no GP da África do Sul. Em 1986, Piquet vai para a Williams e conquista seu terceiro campeonato. Pedro Paulo Diniz São Paulo 20/05/1970 Diniz correu de 1995 a 2000 passando pelas equipes Forti, Arrows e Sauber, participou de 99 corridas e sua última foi no Grande Prêmio da Malásia. Depois da morte de Senna foi apontado como a promessa brasileira da F1. Raul Boesel Curitiba – PR 04/12/1957 Boesel iniciou sua carreira no kart aos 16 anos quando logo consagrou-se campeão curitibano, participou na categoria Turismo em 1977 e 1978 e no ano seguinte foi eleito piloto revelação da Stock Car. Em 1980 correu na Fórmula Ford 1600 e depois na Fórmula 3. Passou por um teste na McLaren e entrou na F1 em 1982 nas equipes Linger e March. Em 1985, depois de largar a F1 foi disputar a Fórmula Indy e é o brasileiro que maia participou das 500 milhas de Indianápolis, correndo 13 vezes. Ricardo Rosset São Paulo - SP 27/07/1968 Participou de campeonatos de kart, da Fórmula Alpie, da Fórmula Ford Brasileira, a Fórmula Opel. Em 1993, foi campeão da Fórmula Vauxhall e disputou a F-3 até o ano seguinte. Em 1995, tentou a sorte da Fórmula 3000 Internacional na qual foi vice-campeão, o bom desempenho o levou a Fórmula 1, contratado pela Arrows para a temporada 1996, passou pela equipe MasterCard Lola em 1997 e em 1998 foi para a Tyrrell e depois do GP de Luxemburgo no mesmo ano abandonou a Fórmula1. Ricardo Zonta Curitiba – PR 23/03/1976 Consagrado no kart, Zonta assinou contrato como piloto de teste da McLaren, em 1997. No Grande Prêmio da Alemanha ele segurou o terceiro lugar, mas o carro não agüentou e quebrou antes do final da corrida e em 2004 foi piloto teste da Toyota e chegou a substituir Cristiano da Mata. Roberto Pupo Moreno Rio de Janeiro 11/02/1959 Aos 15 anos, Pupo Moreno já participava de diversas categorias incluindo a Fórmula 1 quando tentou estrear pela Lótus em 1982, a estréia aconteceu só cinco anos depois pela AGS, enquanto isso, ele disputava outras categorias como a Fórmula 3000. Em 1989 retornou a F1 pela Caloni, mas não teve sucesso e migrou para EuroBrun e tentou vitórias por outras equipes anos mais tarde. Rubens Barrichello São Paulo – SP 23/05/1972 9 vitórias 13 pole positions Disputa a Fórmula 1 desde 1993, começou pela Jordan onde ficou até 1996 e sua melhor colocação foi o segundo lugar, migrou para a Stewart de 1997 a 1999 quando migrou para a Ferrari. Na equipe italiana foi duas vezes vice-campeão mundial. Em 2006 foi para a Honda e em 2009 migrou para a Brown onde está até hoje. Tarso Marques Curitiba – PR 19/01/1976 Participou de 24 Grandes Prêmios de Fórmula 1, de 1996 a 2001 pela Minardi. Atualmente disputa na Stock Car Brasil e dedica-se a outros projetos. Wilson Fittipaldi São Paulo 25/12/1943 Irmão de Emerson Fittipaldi, participou de 38 GPS entre 1972 e 1973. Trabalhou na construção e desenvolvimento de carros de corrida e disputou com um de seus carros em 1975. Tornou-se chefe de equipe Copersucar-Fittipaldi e se dedicou a Fórmula Indy.