Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Perdeu o eclipse parcial do sol? Veja aqui!

22/10/2014 às 22:35
por Josélia Pegorim

Atualizado às 22h07 de 23/10/2014 Um eclipse parcial do sol aconteceu nesta quinta-feira, 23 de outubro de 2014, mas não foi visível no Brasil e nem em nenhum outro local da América do Sul. Este eclipse pode ser apreciado em parte do Canadá, que viu a plenitude do fenômeno, em muitas áreas dos Estados Unidos, no leste do México e sobre o norte do oceano Pacífico.    Mas milhares de pessoas que não estavam nas regiões de visibilidade do eclipse, como os brasileiros, puderam acompanhar a beleza do evento através de transmissões ao vivo pela internt.  

As imagens que você está vendo aqui são reproduções da transmissão ao vivo que foi acompanhada pelo site da NASA, a partir do Observatório Griffith, em Los Angeles, na Califórnia. ( http://www.ustream.tv/channel/nasa-msfc)

 

 

Reprodução da transmissão ao vivo do eclipse pela NASA que acontece no Hemisfério Norte. A transmissão é a partir do observatório Griffith, em Los Angeles http://www.ustream.tv/channel/nasa-msfc
     
Reprodução da transmissão ao vivo do eclipse pela NASA que acontece no Hemisfério Norte. A transmissão é a partir do observatório Griffith, em Los Angeles http://www.ustream.tv/channel/nasa-msfc
    O mapa mostra a porção de visibilidade (desenho em forma de elipse) deste eclipse.     A animação feita pela NASA mostra como seria visibilidade do eclipse com o passar do tempo.     Brasil não viu eclipse de 29 de abril de 2014 Um eclipse solar anular ocorreu em 29 de abril de 2014, mas também não pode ser apreciado no Brasil. A melhor visibilidade foi na Austrália. O último eclipse que foi visível parcialmente no Brasil ocorreu em 3 de novembro de 2013. A melhor visibilidade do fenômeno foi no Nordeste e no Norte do Brasil. A foto mostra um momento deste eclipse visto de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará   Como acontece um eclipse solar? O eclipse solar acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra. O que vemos num eclipse solar é a projeção total ou parcial da sombra da Lua no disco solar. O eclipse do sol acontece apenas na lua nova.   Tipos de eclipse solar  Um eclipse solar pode ser total, parcial e anular. No auge de um eclipse total, o disco solar fica todo escurecido e vemos apenas a coroa solar. No eclipse parcial, apenas uma porção do disco solar fica escurecida, como se tivéssemos tirado um pedaço do sol, uma mordida numa maçã. No eclipse solar anular, quase todo o disco solar fica escurecido, mas vemos um anel iluminado ao redor do sombreamento.  

Quando vão ocorrer os próximos eclipses?

O próximo eclipse será em 20 de março de 2015, um eclipse solar total, mas que será visível na Europa. O fenômeno deve ocorrer exatamente no equinócio de primavera para o Hemisfério Norte.  A animação mostra as áreas de visibilidade deste eclipse.

O mapa mostra asa datas e locais de outros eclipses até 2020.

Você curte astronomia? Então não deixe de explorar o Momento Astronômico, o canal de astronomia da Climatempo, coordenado pelo professor e astrônomo Marcos Calil.  Todas às quintas-feiras, às 12h30, Marcos Calil dá dicas de eventos astronômicos no Climatempo News, jornal meteorológico ao vivo que você pode assistir pelo site da Climatempo .

Chuva de estrelas da primavera 2014