Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Cadê o calor do Rio de Janeiro?

22/10/2013 às 21:19
por Josélia Pegorim

O calor de quase 40°C que o carioca sentiu na tarde de 21 de outubro, segunda-feira, não confere com a realidade dos termômetros. Foi um dia com temperatura muito acima do que vem sendo registrado desde o início do mês. A cidade do Rio de Janeiro completou um mês de primavera vestida de outono-inverno. A temperatura máxima de outubro de 2013 medida na Praça Mauá, no centro da cidade, está 2,5°C abaixo da média normal para o mês, que é de 30°C. A média real até agora está em 27,5°C. Muito longe dos 40°C A medição da temperatura feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Praça Mauá comprovam o frescor deste outono. Para comparação, considere que a média normal de temperatura máxima em outubro de 2002 a 2012 foi de 30°C. Em 22 dias de outubro de 2013

Em porcentagem a falta de calor fica ainda mais acentuada: 77% dos dias de outubro até agora foram com temperatura abaixo dos 30°C. O peso na balança é grande demais. Na primeira quinzena de outubro, a Praça Mauá teve 10 dias consecutivos com temperatura máxima abaixo ou igual a 27°C, uma temperatura bastante amena para os padrões normais do Rio em outubro. Uma temperatura de 27°C é comum no Rio num dia de inverno, com sol fraco e vento frio. Se compararmos outubro de 2013 com outubro de 2012, o vexame térmico será ainda mais gritante, pois outubro de 2012 foi quente em excesso. A temperatura máxima média foi de 32,1°C.

Vai esquentar? O que explica a baixa temperatura de outubro é incidência de ar polar com mais força e por mais tempo do que o normal, além de dias com muitas nuvens e chuva. Até o fim do mês, a sensação será de calor e ainda esta semana a temperatura pode até alcançar 38°C. Mas faltam 9 dias para fechar o mês e será preciso muito vento quente, muitas horas de sol forte e céu azul para diminuir a deficiência de calor. O mais provável é que o Rio de Janeiro termine outubro de 2013 com temperatura máxima abaixo da média.