Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mais calor e mais ar seco para São Paulo

10/09/2014 às 18:23
por César Soares

Atualizada em 11/09/2014 às 9h20

Mais um dia que começa quente e seco na cidade de São Paulo. É assim que o tempo se estabelece na quinta-feira (11). Uma alta pressão em níveis médios (500hPa - cerca de 6km com relação a superfície) favorece a entrada de ar bastante seco e muito sol, os ventos de norte garantem ainda mais calor. Devemos ter a tarde mais quente do inverno de 2014.

As previsões indicam que a temperatura máxima na capital paulista pode chegar aos 33°C. Se as estações de medição confirmarem este valor, devemos ter a tarde mais quente desde 16 de março de 2014 quando a máxima chegou aos 33,4°C.

 

A semana foi marcada pelo sol forte e pelo ar seco na cidade de São Paulo. A qualidade do ar caiu em diversos pontos, segundo informações das estações de medição da CETESB.

 

O predomínio do tempo firme também incentiva a elevação da temperatura. Segundo a estação convencional do INMET no Mirante de Santana, recordes sucessivos de maior temperatura máxima do inverno foram batidos. Atualmente, o recorde é de 31,2°C registrado na quarta-feira (10), mesmo dia em que foi registrado o menor índice de umidade relativa do ar do ano na mesma estação, com 19%.

Sexta-feira de mudanças no tempo na faixa leste paulista

Após diversos dias de secura e muito calor, as condições do tempo mudam um pouco na sexta-feira (12). Os ventos mudam de direção e passam a soprar um ar mais úmido que vai deixar o céu de São Paulo com muito mais nuvens. A nebulosidade não vai causar tanta chuva, se ocorrerem as pancadas serão localizadas e com baixo volume acumulado.

  Crise da água em SP: Cantareira com menos de 10% de armazenamento A secura do ar é ruim para os seus olhos