Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor e frio no Rio de Janeiro e em BH

09/06/2015 às 22:09
por Josélia Pegorim

Minas Gerais e Rio de Janeiro estão tendo madrugadas bastante frias. Nos últimos dois dias, as mais baixas temperaturas do Brasil foram registradas nestes estados, com marcas até de 3°C.

O frio pode aumentar um pouco mais nesta quarta-feira que será outro dia com amanhecer frio, mas com tarde ensolarada, quente e seca. Há possibilidade de novo recorde de frio nas capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

No Rio de Janeiro, a menor temperatura de 2015 é de 14,4°C, no dia 9 de maio. BH pode bater recorde pelo segundo dia consecutivo. Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 14,1°C no ponto de medição no centro da cidade. Em Florestal, na Grande Belo Horizonte fez 6,9°C.

Confira a previsão temperatura para o Rio de Janeiro e veja também como será os termômetros vão variar em Belo Horizonte.

 

 

Sudeste vem tendo mais frio que o Sul

Nesta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo, a cidade mais fria do país foi Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. A temperatura mínima foi de 3,2°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Na madrugada de segunda fez 5,0°C.

A Região Sudeste vem tendo madrugadas mais frias do que no Sul por causa do efeito de subsidência atmosférica provocada por uma grande massa de ar seco (sistema de alta pressão) que ganhou força sobre o Brasil nos últimos dias. Não houve aumento do ar polar sobre o Sudeste nos últimos dias.

O movimento do ar cima para baixo (subsidente) deixa o ar da superfície mais seco. A redução da umidade diminui também a nebulosidade. A falta de nuvens à noite acentua o resfriamento do ar.

Entenda o que é a subsidência.

 

Por que as noites sem nuvens são mais frias?

 

Já no Sul, a temperatura tem subido especialmente no Rio Grade do Sul, por causa do aumento da nebulosidade e da entrada de ventos quentes sobre a Região.

Nesta terça-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no Sudeste foi de 3,2°C em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. No Sul, a menor temperatura foi de 6,9°C em Castro, no Paraná.

Confira as cinco menores temperaturas no Brasil em 9 de junho de 2015, na medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Tempo seco

O centro da alta pressão passa sobre o Sudeste e deixa a Região com poucas nuvens e sem chuva. Uma frente fria vai passar fraca pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro no fim da semana, mas sem força para espalhar a chuva.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

 

Entenda o calor extremo na Índia

Quando vai esfriar no Brasil novamente?

 

  Maricá (RJ) em 08-06-2015, por Elizangela Silva