Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor e temporais no Sul do Brasil

02/12/2014 às 15:23
por César Soares

Uma áreas de baixa pressão atmosférica permanece sobre a Região Sul e organiza áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. Grandes nuvens conseguem se formar e provocam temporais em diversas áreas desde a manhã da terça-feira (02).

A imagem do satélite meteorológico mostra a presença de nuvens carregadas nos tons em azul que se aproximam da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Os riscos são grandes em Porto Alegre onde a umidade chega com  uma atmosfera bastante aquecida. Segundo informações do aeroporto Salgado Filho a temperatura é d e32°C e já há a formação de nuvens do tipo Cumulus com grande desenvolvimento vertical.

Há o risco de temporais ao longo das próximas horas em todas as áreas da Região Sul. O radar meteorológico do Canguçu já mostra a chegada das nuvens carregadas sobre Porto Alegre.

O internauta Marcos Lima conseguiu fotografar o aumento de nebulosidade sobre a capital gaúcha ao longo da tarde da terça-feira.

A quarta-feira (03) ainda terá áreas de instabilidade e chuva sobre a maior parte da Região Sul devido o avanço do sistema de baixa pressão atmosférica em direção ao Sudeste. O centro-sul do Rio Grande do Sul, ou seja, áreas da Fronteira Oeste, Campanha, Extremo Sul.

A partir de sexta-feira (05) já não há mais condições para chuva em toda a Região.