Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor bate recorde no Sul do Brasil: 41,5°C em Santa Catarina

08/12/2014 às 10:56
por César Soares

Atualizado às 22h20 de 8/12/2014

A tarde desta segunda-feira foi umas das mais quentes da primavera no Sul do Brasil. A temperatura em Criciúma, no sul de Santa Catarina chegou aos 40°C no aeroporto local. Mas segundo o levantamento do Epagri-Ciram, os termômetros em Criciúma alcançaram 41,5°C. Esta foi a mais alta temperatura na cidade este ano e mais alta do Brasil nesta segunda-feira, 8 de dezembro de 2014.  Em Urussaga, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,5°C em Criciúma, 40°C em Urussanga e 39,4°C em Siderópolis. Valores de temperatura acima de 40°C já foram registrados em fevereiro deste ano em Criciúma, fez 40,4°C em 07/02/2014. Em dezembro de 2013 a máxima do mês em Criciúma foi de 37°C, nos dias 27 e 29. A sensação de calor em Criciúma hoje foi de 48°C. Na Grande Porto Alegre, a sensação térmica às 14 era de 41°C na base aérea de Canoas, com temperatura real do ar de 36°C. Em Porto Alegre, na região do aeroporto Salgado Filho, a sensação térmica neste horário chegou aos 40°C com a temperatura real de 35°C. O nível de umidade relativamente alto trouxe a sensação térmica de mais calor.

Confira algumas temperaturas elevadas que foram registradas no Rio Grande do Sul no domingo, 7 de novembro.

Florianópolis e em Curitiba, a temperatura nesta segunda-feira ficou em torno dos 30°C.

O predomínio de sol também é nocivo à pele por causa da maior incidência dos raios ultravioleta.

Confira o protetor solar ideal para o seu tom de pele clicando aqui!

Tempo muda e ameniza o calor

As áreas de instabilidade cresceram sobre o Sul e as pancadas de chuva recomeçaram na tarde desta segunda-feira, especialmente sobre o Rio Grande do Sul. Além da chuva forte, as nuvens carregadas trouxeram raios e fortes rajadas de vento, acima de 60 km/h. Em Santa Maria, uma rajada chegou aos 94 km/h, às 13h49, na região do aeroporto local.

As condições  para chuva aumentam ainda mais ao longo dessa semana, com a passagem de uma frente fria, que vai ajudar a manter as áreas de instabilidade sobre o Sul. As condições para temporais persistem pelo menos até a sexta-feira. Com a grande quantidade de nuvens no céu e a chuva a temperatura tende a cair um pouco. Não faz frio, apenas o calor diminui.

E vem chegando o Verão! A meteorologista Josélia Pegorim comentou como será o calor na próxima estação e explica quais são fatores que não deixam a temperatura subir tanto.

    Participe do Desafio #Fotografeotempo: arte com as nuvens Um bom tempo pra você! Há risco de outro bloqueio atmosférico em 2015? Aberta a temporada de temporais