Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Calor intenso no leste de Santa Catarina

01/01/2015 às 16:49
por Aline Tochio

2015 começou com calor muito intenso nas regiões leste e nordeste de Santa Catarina. Nessa época do ano, é normal os ventos soprarem da região Amazônica em direção ao Sul e Sudeste do Brasil. Dependendo dos sistemas meteorológicos atuantes, esse fluxo de ar quente é direcionado mais para sul ou mais para norte. Nesta quinta-feira, o transporte de ar quente se concentrou sobre Santa Catarina. Por que tanto calor? Na figura abaixo é possível ver esses ventos trazendo ar quente e úmido da região Norte para a região Sul do Brasil. Por causa da aproximação de uma frente fria, posicionada entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul, a região de convergência dos ventos em níveis baixos da atmosfera (850 hPa) acabou ficando em cima de Santa Catarina, provocando o aumento da temperatura no leste e nordeste do Estado, ao mesmo tempo em que alimentou uma área de instabilidade (que havia se formando no Paraguai na madrugada desta quinta e avançado para o Sul). Tudo isso, claro, além do predomínio de sol na maior parte do dia.  

De acordo com medições das estações automáticas do INMET, a temperatura atingiu 36,8ºC em Florianópolis às 16 horas (até o momento da publicação deste post, o INMET ainda não havia liberado a medição da estação oficial convencional). Não fazia tanto calor assim há 2 anos. A última vez que esquentou desse jeito foi em dezembro de 2012, quando o INMET registrou 36,7ºC no dia 31. Outras cidades da faixa leste, Vale do Itajaí e litoral norte também tiveram um dia muito quente. A temperatura chegou a 36ºC em Indaial e a 35,5ºC em Itajaí e em Urussanga.

Quando vai passar esse calorão?

Nos próximos dias esse calorão diminui, mas a semana ainda vai terminar com tempo bastante abafado. As áreas do centro-oeste e sul de Santa Catarina recebem fortes pancadas de chuva nesta sexta-feira devido à passagem de uma frente fria. A chuva é volumosa, vem com raios e rajadas de vento e não se descarta a possibilidade de queda de granizo. Já no leste e nordeste do Estado a chuva acontece principalmente a partir da tarde, mas também vem em forma de temporais. A temperatura diminui mesmo no fim de semana.