Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Cantareira e Alto Tietê caem apesar da chuva

05/11/2014 às 21:16
por Josélia Pegorim

Atualização às 11h25  de 6/11/2014 O nível dos sistemas Cantareira e Alto Tietê baixaram nas últimas 24 horas, apesar da chuva. Na manhã de 6 de novembro, conforme informação do site da Sabesp, o armazenamento do Alto Tietê estava em 8,6% e o do Cantareira era de 11,7%. Os dois sistemas baixaram  0,1% em relação ao nível que observado na manhã de 5 de novembro.  
Choveu todos os seis primeiros dias novembro sobre o Cantareira. O total acumulado foi de 54,7 mm, quantidade maior do que foi observada durante todo o mês de outubro. A média histórica de chuva para novembro é de aproximadamente 161 mm. Em seis dias Cantareira acumulou 34% da média de chuva de novembro.

 

   Mais chuva à vista   A seca está muito, muito longe de terminar. A chuva vem ocorrendo com maior frequência, mas não é uniforme sobre a área do Cantareira e raramente será. A chuva não é igualmente distribuída. A quantidade de chuva varia muito de um local para outro. Isto é comum. O mapa mostra o quanto choveu sobre o Sistema Cantareira entre 20 horas do dia 4 e 20 horas de 5 de novembro de 2014. Choveu apenas 2,0 mm sobre a represa Jaguari, o coração do Cantareira. Entre os dias 3 e 4 de novembro choveu 59 mm neste local.   Vamos demorar muitos meses, pelo menos duas primaveras e um verão para ver as represas do Cantareira repletas de água, pois é preciso que chova muito para recompor perdas tão grandes que tivemos desde a primavera de 2013.          O que importa agora é que a chuva vai continuar e vem vindo aí outra frente fria para trazer mais chuva. Acompanhe a previsão com o meteorologista César Soares.