Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Cantareira acumula 62% da média de Novembro

24/11/2014 às 09:42
por César Soares

A maior passagem de frentes frias pelo Sudeste e a mudança na circulação de umidade pelo Brasil favorecem as condições de chuva nas áreas de captação do Sistema Cantareira. Tanto que segundo os dados da Sabesp o volume de chuva acumulado em novembro são maiores do que o total de chuva registrado em outubro. E a última vez que o Sistema Cantareira registrou volumes de chuva tão grandes, foi no mês de março de 2014.

A imagem do satélite meteorológico mostra o avanço das áreas de instabilidade que se intensificaram com a passagem de uma frente fria. A quantidade umidade presente no ar aumentou bastante com a mudança nos padrões de vento que passaram a trazer um ar mais úmido do interior.

Informações da Sabesp mostram que mesmo com o aumento da chuva na região, o Cantareira ainda segue em queda.

Nesta última semana de novembro ainda há a previsão de chuva no Sistema Cantareira. A passagem de uma nova frente fria vai trazer mais nuvens carregadas para as áreas de captação de água e são esperados volumes que podem chegar aos 50mm em algumas áreas entre o sul de Minas Gerais e a Região Metropolitana de São Paulo.