Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Dias de pouca chuva para o Cantareira

06/01/2015 às 09:33
por César Soares

Com a chuva do Natal, o volume disponível para consumo do Sistema Cantareira voltou a subir e ficar acima dos 7%, este valor já inclui a segunda cota da reserva técnica. Mesmo com as pancadas de chuva de forma isolada, o acumulado sobre o Sistema Cantareira voltou a cair entre a segunda-feira (05) e a terça-feira (06), segundo informações da Sabesp. Os valores registrados voltaram a ficar abaixo dos 7%, essa situação não é observada desde o dia 23 de dezembro de 2014, quando os valores chegaram 6,7% da capacidade total.

Ainda segundo informações da Sabesp, os demais reservatórios principais que abastecem a cidade de São Paulo ficaram estáveis segundo as últimas medições.

As pancadas de chuva rápidas, típicas do Verão, ainda vão acontecer sobre as áreas de captação de água do Sistema Cantareira até a próxima quinta-feira (08). Mas este tipo de chuva não é a recomendada para trazer alívio para os reservatórios. Como estas pancadas de chuva acontecem de forma rápida e isolada, os volumes de chuva geralmente não são muito elevados.

Os modelos de previsão do tempo também indicam que após a quinta-feira, os volumes acumulados de chuva irão reduzir muito sobre as áreas de captação do Sistema Cantareira. Sendo assim, o risco de queda do volume disponível é ainda maior ao longo da próxima semana.

O meteorologista César Soares comentou a previsão para o Sistema Cantareira ao longo dos próximos 15 dias em uma das edições diárias do Climatempo Newes, confira.