Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Ceará registra mais 100 mm em 24h

17/07/2015 às 12:24
por Josélia Pegorim

Muita chuva sobre o Ceará

Chuvas volumosas ocorreram sobre o Ceará nas últimas 24 horas acumulando mais 100 mm em algumas áreas, pela medição da Funceme, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos.

O mapa mostra o local onde ocorreram os maiores volumes de chuva, que estão identificados pelas cores.

  

A tabela mostra os volumes de chuva entre 7 horas do dia 16 e 7 hora de 17 de julho de 2015, de acordo com a Funceme.

 

 

A chuva que ocorreu sobre o Ceará foi excepcional e muito acima do normal para julho, que é um mês de pouca chuva. Para Fortaleza, por exemplo, a média normal de chuva para julho é ficam entre 90 e 100 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Entre 9 horas do dia 16 e 9 horas do dia 17 de julho choveu 36,6 mm. O acumulado no mês já está em 137,7 mm e que está 46% acima da média normal.

  O mapa mostra a média de chuva climatológica para julho. A média supera 100 mm apenas no noroeste do Maranhão e na costa leste.

 

 

A umidade aumentou muito sobre grande parte do Nordeste a partir do dia 15 de julho por causa da intensificação dos ventos marítimos. Os ventos fortes estão levando o ar úmido para áreas do interior do Nordeste. O úmido se espalha até sobre o sertão formando muita nebulosidade, mas pouca chuva. O norte e o litoral do Ceará ainda terá chuva frequente no fim de semana, com períodos de sol.

 

Ventos passam de 70 km/h no litoral do Nordeste. Em Calcanhar, no Rio Grande do Norte, as rajadas ventos chegaram aos 76 km/h no começo da manhã de sexta-feira, 17 de julho de 2015. Em Natal, uma rajada alcançou 58 km/h às 13h, segundo o Inmet.

 

 

Esta injeção de umidade é maior nas áreas entre o litoral e o agreste e ainda vai ocorrer no fim de semana. Estas área recebem uma dose maior de umidade e a chuva acontece com mais frequência e até com moderada intensidade.

 

Fim de semana ainda será co mar agitado e ventos moderados na costa leste do Nordeste