Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Centro-sul seca nos próximos dias

05/06/2015 às 13:57
por César Soares

A tendência de chuva para o Centro-Sul do Brasil até o fim da primeira quinzena de junho não é animadora quando pensamos na necessidade dos reservatórios que abastecem as grandes metrópoles. Segundo os modelos de previsão a tendência é de pouca chuva sobre estas áreas, a presença de um sistema de alta pressão nos níveis médios atmosféricos garante a condição de tempo firme e a presença do ar seco.

No mapa de acumulado de chuva para os próximos 15 dias é possível ver também que o litoral do Nordeste estará sujeito às pancadas de chuva. Há o risco de temporais devido a presença de umidade vinda do oceano que encontra áreas continentais muito quentes.

Apesar de previsão de chuva para o Sul do país até o final da quinzena, os próximos dias serão com pouca chuva em todo o centro-sul, o ar seco predomina e impede a formação de grandes nuvens nesta áreas. Essa situação pode ser vista no mapa de acumulado de chuva até o dia 10 de junho.

Com pouca nebulosidade, a tendência também é de que a temperatura mínima caia em algumas áreas mais altas do Sudeste e do Sul principalmente. As áreas em azul do mapa de média de temperatura mínima mostra a tendência de chuva em áreas do sul de Minas Gerais, sul de São Paulo, Vale do Paraíba, serra catarinense e leste do Paraná. O meteorologista César Soares comentou a tendência de chuva e o frio para os próximos dias no Climatempo News, confira!