Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Tem chuva de estrelas no céu do Brasil

29/07/2014 às 19:55
por Redação

Por Patrícia Pinheiro  e Josélia Pegorim Atualizado em 30 de julho

Duas chuvas de meteoros, também chamadas de estrelas cadentes, estão ocorrendo no céu brasileiro: Alpha Capricornids, na constelação de Capricórnio, e a Shouthern Delta Aquarids, na constelação de Aquário.

O período para observar estes fenômenos geralmente são longos. A Alpha Capricornids ocorre de 3 de julho e 15 de agosto. A Shouthern Delta Aquarids pode ser vista entre 12 de julho e 23 de agosto. Mas a melhor época de observação, quando ocorre a maior incidência de meteoros é entre os dias 28 e 31 de julho 

Na noite desta quarta-feira, 30 de julho e na madrugada de quinta-feira, 31 de julho,  será possível ver uma dupla chuva de meteoros. Os fenômenos poderão ser observados em todo o país, mas vai depender da nebulosidade.

No mapa, você tem a indicação das regiões onde o céu estará com poucas nuvens na noite de 30 de julho e na madrugada de 31 de julho. As áreas marcadas com "X" estarão com muita nebulosidade que vai impedir a observação. Estão nestas áreas todo o Rio Grande do Sul, o Santa Catarina, o oeste e o sul do Paraná, a região das capitais Salvador, Boa Vista e Belém.

Quer entender mais sobre esse fenômeno? Confira o Clima no Céu, com a meteorologista Josélia Pegorim e o professor e astrônomo Marcos Calil, que explica como e quando observar. 

Bons céus, como diz o professor Marcos Calil!