Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva se dissipa na serra do RJ

13/01/2015 às 15:12
por César Soares

Atualizado às 19h05 de 13/011/2015

O forte calor e a maior disponibilidade de umidade no ar que ocorreu na tarde desta terça-feira favoreceu a a formação de grandes nuvens carregadas que provocaram chuva moderada a forte sobre a região serrana do Rio de Janeiro.

As áreas de instabilidade já enfraqueceram muito e não há mais expectativa de chuva durante a noite. As imagens do radar do Sumaré, operado pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, mostram o enfraquecimento da instabilidade.

 

    Volume de chuva registrado Entre 14h15 e 18h15, o INEA - Instituto Estadual do Ambiente registrou 5,2 mm na região do Caleme, em Teresópolis, 21,8 mm em Itaipava, região de Petrópolis e 8,6 mm na região de da ponte estrada Dona Mariana, em Nova Friburgo. Em Bom Jardim choveu 13 mm na região de São José do Ribeirão. Pequenas áreas de chuva moderada se formaram na região de Adrianópolis, ao norte da Baixada Fluminense. A chuva não conseguiu avançar para áreas do litoral.   Semana continua com predomínio de ar seco sobre o Estado do Rio

As chances de chuva sobre a região serrana são menores nesta quarta-feira (14) e da quinta-feira (15).  Na sexta-feira (16), as condições para pancadas de chuva a partir da tarde voltam a aumentar. Áreas do litoral e do Grande Rio continuam com muito sol, calor e sem chance de chuva.

Frente fria à vista

O calor, a falta de nuvens e de chuva dos últimos dias no Estado do Rio de Janeiro são efeitos da forte atuação da ASAS - alta subtropical do Atlântico Sul . Este sistema meteorológico reduz o nível de umidade no ar e impede a chegada das frentes frias e do ar polar ao Rio de Janeiro. Na próxima semana, após o dia 19, espera-se que uma frente fria chegue ao Brasil com força suficiente para  alcançar o Rio de Janeiro estimulando a ocorrência de chuva e diminuindo o calor.

 Quando o calor vai diminuir? O que influencia a temperatura de um lugar?