Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva abaixo da média no Nordeste

30/08/2014 às 14:54
por Aline Tochio

Agosto ainda é um mês em que é comum se observar chuvas frequentes na costa leste do Nordeste, mas quase nenhuma chuva no interior da Região. Neste agosto de 2014, a chuva até aconteceu com frequência na faixa leste e trouxe problemas para as regiões entre Recife e Maceió no começo do mês, mas as capitais nordestinas vão se despedindo desse mês com chuva abaixo do normal. De acordo com medições do Instituto Nacional de Meteorologia, todas as capitais tiveram chuva abaixo da média (entre os dias 01 e 29 de agosto). O gráfico abaixo mostra a chuva acumulada em barras azuis e a chuva que normalmente acontece em agosto em barras vermelhas para as capitais.

De forma geral, a chuva ficou concentrada nas áreas do leste nordestino, seguindo a climatologia. No interior quase não houve registro de chuvas. A figura abaixo mostra a chuva acumula entre os dias 01 e 29 de agosto na região Nordeste.

    Nos próximos dias a grande massa de ar seco que está sobre a Região ganha força e diminui as condições de chuva até mesmo na faixa leste. A previsão é que setembro comece com sol forte, calor e tempo seco no Nordeste. A figura abaixo mostra a previsão de chuva acumulada nos próximos 5 dias.