Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva alivia o calor em SP

20/10/2014 às 09:41
por César Soares

A passagem de uma frente fria pelo Sudeste que conseguiu afastar o bloqueio atmosférico, mudou as condições do tempo em São Paulo. Ao longo do domingo (19) o sol forte da tarde deu lugar ao tempo instável e a ventania no período da noite. A nebulosidade aumentou e em diversas áreas foram registradas pancadas de chuva forte acompanhada de raios.

A imagem do satélite meteorológico mostra como a nebulosidade aumentou sobre o Estado de São Paulo. Os tons em verde representam nuvens com topos não tão altos quanto as áreas em azul. Nuvens com grande topo são capazes de provocar fortes pancadas de chuva e favorecem a ocorrência de ventania. Segundo informações das estações automáticas do INMET, em Itapeva as rajadas de vento chegaram aos 89 km/h.

O calorão do últimos dias também deu uma trégua aos paulistanos. No município de São Carlos, o dia começou com temperaturas em 19°C sendo que no domingo os termômetros estavam em 24°C no mesmo horário, por volta das 9h da manhã.

Mais chuva e menos calor em São Paulo

Com o rompimento do bloqueio atmosférico, o ar mais úmido começa a entrar no Estado de São Paulo de uma forma mais fácil. Ainda na segunda-feira há previsão de pancadas de chuva na maior parte do território paulista, com risco de chuva forte ao longo da tarde.

Na terça-feira (21) a faixa leste de São Paulo terá garoa por conta da circulação de ventos úmidos provenientes do mar. Nas demais áreas, há mais nebulosidade do que chuva. Com a cobertura de nuvens, a temperatura segue um pouco mais baixa, mas não a ponto de deixar as pessoas com frio.

Na quinta-feira (23)  ar seco volta a predominar e o dia pode começar com nevoeiro principalmente sobre a faixa leste. O sol forte volta e a temperatura sobe rápido. Faz bastante calor.