Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva aumenta no Nordeste do Brasil

01/02/2015 às 16:37
por Michele Fernandes

Embora Janeiro tenha terminado com chuva muito abaixo da média na região Nordeste (vide gráficos a seguir), a primeira pêntada de Fevereiro promete chuvas mais significativas para os estados nordestinos.  

 

Nos mapas é possível comparar a chuva acumulada neste mês de Janeiro de 2015, com o que realmente é esperado neste mesmo período. Nota-se claramente que a chuva ficou muito abaixo do esperado em grande parte dos Estados. Embora o oeste da Bahia tenha acumulado valores elevados de chuva, bem como o Maranhão e o sul do Piauí, se compararmos com a média climatológica, perceberemos um déficit no acumulado de chuvas. Note que a região de Vitória da Conquista tem uma média de aproximadamente 150 mm, mas o acumulado neste mês não passou dos 30mm.

Embora o mês de Janeiro tenha terminado muito mal com relação às chuvas, os modelos meteorológicos da Climatempo indicam chuvas mais significativas sobre a Região já nesta primeira semana, como é possível verificar na imagem a seguir.   Infelizmente, a situação continua crítica para as áreas entre o Recôncavo Baiano e o Rio Grande do Norte, onde os acumulados de chuva variam entre 10 e 30mm. Já o Ceará recebe bons acumulados, que variam entre 30 e 50mm em alguns municípios (vale lembrar que em algumas áreas do Estado, os acumulados de chuva no último mês ficaram abaixo dos 30mm). Os acumulados mais elevados, como é possível verificar, se concentram no sul e oeste do Maranhão, sertão piauiense e interior baiano. Embora a chuva ocorra de forma mais generalizada nos próximos dias, as temperaturas seguem elevadas no Estado. Vale ressaltar também, que devido ao calor e a alta umidade e às instabilidades que devem se formar ao longo desta semana, há risco para temporais localizados, com rajadas de vento e trovoadas. Fique atendo à previsão do tempo para a sua cidade!   Como ficarão a chuva e a temperatura em fevereiro ?   Como será a atuação da ZCIT neste verão?