Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva aumenta sobre Goiás

03/09/2014 às 12:28
por Josélia Pegorim

Áreas de instabilidade estão se intensificando sobre o centro-sul de Goiás provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva. Estas nuvens estão ganhando força e vão provocar mais chuva no decorrer da tarde e na noite de hoje. A umidade também está aumentando sobre Goiânia e também são esperadas pancadas de chuva sobre a capital goiana. Na segunda-feira choveu 36 mm sobre Goiânia. A média de chuva para setembro é de aproximadamente 48 mm. Há risco de raios e algumas rajadas de vento fortes, mas não deve ventar de forma intensa como ocorreu ontem em São Simão, onde o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada de vento com 105 km/h.

A presença de um sistema de baixa pressão atmosférica auxilia na formação de áreas de instabilidade. Há o risco de chuva forte inclusive sobre Goiânia ao longo da tarde de quarta-feira. Os volumes de chuva acumulados entre a noite de terça-feira (02) e a manhã de quarta-feira (03) já totalizam 17,4mm em São Simão e 12,8mm em Catalão.

A quarta-feira (03) ainda terá novas pancadas de chuva sobre o Estado de Goiás, as pancadas de chuva podem vir acompanhadas de raios e fortes rajadas de vento de até 60 km/h.

Na quinta-feira (04) o dia será de mais nuvens do que chuva. O sol já aparece e as áreas de instabilidade perdem força sobre o sul de Goiás. No centro-norte goiano, muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia. O ar seco volta de vez no sábado (06), o sol predomina e o ar seco favorece a queda da umidade relativa do ar.