Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Espírito Santo: chuva diminui no fim de semana

14/11/2014 às 15:08
por César Soares

A passagem da frente fria trouxe grandes volumes de chuva para áreas do norte do Espírito Santo. A animação das imagens do satélite meteorológico mostram a presença de nuvens carregadas nos tons em azul que são capazes de provocar temporais.

Segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) o distrito de Guaraná, no município de Aracruz, registrou um total de 359mm de chuva no período entre 17 horas do dia 13 e 14 horas do dia 14 de novembro. Para ter uma ideia desse volume, cidades próximas tem como média climatológica para um mês de novembro normal um total de 180mm, ou seja, choveu aproximadamente 2 vezes a média para o mês de novembro em quase 24 horas.

Segundo informações das agências de notícias, diversas ruas, estradas e bairros estão alagados por conta dos grandes volumes de chuva que ocorreram em um curto período de tempo.

Entre 14 horas de 13 de novembro e 14 horas do dia 14, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 81,2 mm sobre Afonso Cláudio e 67,8 mm sobre Santa Teresa. Entre 16 horas do dia 13 e 16 horas de 14 de novembro choveu 42,8 mm sobre Linhares.

Mais chuva para o fim de semana

Alerta para mais chuva neste sábado sobre o norte do Espírito Santo. A presença de áreas de instabilidade vai organizar mais chuva sobre esta área. Os volumes acumulados de chuva serão menores do que os últimos registros, mas como diversas áreas já estão com problemas por conta dos volumes já acumulados até então, há o risco de novos alagamentos e inundações.

A partir do domingo, as áreas de instabilidade se afastam do Estado, o que vai diminuir o risco de chuva. O sol reaparece e o tempo seco deve predominar na semana que vem.