Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva continua em Salvador

19/05/2015 às 12:34
por César Soares

Os volumes de chuva continuam elevados em Salvador e a tendência mostra que ainda previsão para mais chuva nos próximos dias. Essa condição do tempo é bastante preocupante para a capital baiana, afinal já choveu bastante desde o início de maio, o que favoreceu a ocorrência de muitos deslizamentos de terra.

Segundo informações da Defesa Civil desde a madrugada até o início da tarde de terça-feira (19) há um total de 137 ocorrências, das quais 40 são de deslizamentos de terra.

A estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou desde o início do mês de maio um total de 472,3mm de chuva, com uma média de aproximadamente 325mm para este mês. Já choveu aproximadamente 45% acima da média climatológica.

Mais chuva até o fim da semana

A previsão indica a persistência da chuva sobre o Recôncavo Baiano. As correntes de vento úmidas do oceano, que são organizadas pela a borda da alta pressão atmosférica que está com centro no Oceano Atlântico, auxilia na formação de grandes nuvens e na manutenção da chuva.

Com os volumes já acumulados e a tendência de mais, o solo permanece bastante úmido em Salvador, o que facilita a ocorrência de novos deslizamentos de terra e desabamentos.