Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva diminui e frio aumenta no RS

15/07/2015 às 11:06
por Josélia Pegorim

A chuva das últimas 48 horas causou muitos transtornos para a população do Rio Grande do Sul. A chuva superou a média normal para julho em muitas áreas da serra, do planalto e noroeste do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia choveu aproximadamente 160 mm em 14 dias, sendo que a média normal de chuva fica em torno de 120 mm.

 

 

Esteio (RS) alagada em 14-07-2015 Foto de Marcelo Rossi ( Prefeitura de Esteio)

 

Uma das situações mais graves é na região do Vale do rio dos Sinos, no nordeste do Rio Grande do Sul onde rios transbordaram. As águas invadiram a cidade de Esteio.

 

Esteio (RS) alagada em 14-07-2015 Foto de Marcelo Rossi ( Prefeitura de Esteio)

 

O mapa mostra a anomalia de chuva (diferença entre a média histórica e chuva ocorrida real) entre os dias 1 e 13 e julho. Os tons de azul indicam que a chuva superou a média.

 

 

Chuva diminui (por pouco tempo)

A chuva ainda predomina no norte do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas vai enfraquecendo no decorrer do dia. De forma geral, o sol reaparece a partir desta quinta-feira em grande parte do Rio Grande do Sul, mas em geral entre muitas nuvens. Ainda pode chover um pouco entre no planalto, noroeste e serra e litoral norte até a sexta-feira. Mas a trégua da chuva será pequena. Outra frente fria vai chegar ao Rio Grande do Sul no fim de semana e chuva volta com força. Desta vez, o centro-sul do estado deve receber os maiores volumes de chuva.

 

Frio e geada

Além da chuva, os gaúchos enfrentam agora o frio de uma nova massa de ar polar. A quarta-feira amanheceu com temperaturas abaixo dos 10°C em grande parte do Estado. No decorrer do dia, a falta do sol e a presença do ar polar vão produzir uma grande sensação de frio por todo o Estado.

 

  

 

A quinta-feira amanhece fria, com temperaturas abaixo dos 5°C no sul do Estado. Há condições de geada na fronteira com o Uruguai.