Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Chuva diminui na Grande Porto Alegre

20/07/2015 às 17:37
por Josélia Pegorim

A população da Grande Porto Alegre não aguenta mais chuva. A quantidade de chuva em julho de 2015 já estava 126% acima da média normal até 9 horas da manhã do dia 20 de julho. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 até 15h do dia 20 de julho choveu 295,5 mm, sendo que média de chuva normal fica em torno dos 122 mm.

A chuva de julho de 2015 bateu todos os recordes para este mês desde 1960. Julho de 2015 está sendo o julho mais chuvoso em Porto Alegre em 55 anos.

 

 A chuva das áreas de instabilidade que ficaram bloqueadas sobre o Sul do Brasil na semana passada elevou o nível dos rios e arroios e vários deles transbordaram. Nesta segunda-feira, 23 municípios gaúchos tinha situação de emergência decretada pelo governo estadual por causa dos problemas causados pela chuva. Várias áreas na Grande Porto Alegre também estão alagadas.

A chuva voltou a aumentar desde o sábado passado com novas áreas de instabilidade que chegaram ao Rio Grande do Sul e uma nova frente fria.

 

 

A chuva para, mas por pouco tempo

Esta frente fria que entrou no Rio Grande do Sul desloca-se rapidamente e se afasta do Estado. A chuva enfraqueceu na tarde desta segunda-feira e vai parando até a tarde de terça. Porém, o sol só deve aparecer na quarta-feira.

 

Ventos moderados a fortes

Antes de ver o sol, a população da Grande Porto Alegre ainda vai enfrentar rajadas de vento moderadas a fortes, que podem alcançar velocidades entre 50 km/h e 70 km/h por causa de um ciclone extratropical que se forma no litoral entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os ventos vão trazer maior sensação de frio nesta terça-feira.

 

Ciclone se afasta rapidamente para alto-mar e o mar fica muito agitado. Confira alerta de ressaca no litoral da Região Sul

 

Semana termina com chuva

Novas áreas de instabilidade passam sobre o Sul no fim da semana e vão provocar mais chuva. Confira a previsão para a Região Sul.

 

Como explicar a chuva de julho de 2015 no Sul do Brasil?

 

Porto Alegre (RS) e 19-07-2015, por Carla Carvalho